Saude
Estalo no joelho ao agachar na musculação é normal? Devo me preocupar?
Carlos Mendes
1 mês, 1 semana atras
5 views
Olá pessoal, sou o Carlos Mendes, tenho 35 anos e comecei a levar a musculação mais a sério há uns 6 meses. Estou indo à academia 3 vezes por semana, focado em hipertrofia, e tenho percebido um estalo no meu joelho direito quando faço agachamento. Não sinto dor, mas o barulho me incomoda e confesso que fico preocupado em lesionar o joelho.
Será que isso é normal? Alguém mais passa por isso? É algo que devo investigar com um ortopedista ou fisioterapeuta? Existe alguma técnica ou aquecimento específico que posso fazer para evitar esses estalos durante o agachamento e outros exercícios como leg press? Será que o estalo significa que minha execução está errada? Agradeço qualquer ajuda e experiência que possam compartilhar.
3 respostas
Melhor resposta
Isabela Moreira
3 semanas, 3 dias atras
Oi Carlos! Eu também já tive essa experiência. Estalos no joelho durante o agachamento podem ter diversas causas, e nem sempre são motivo de grande preocupação, principalmente se não há dor. Uma das causas mais comuns é a crepitação, que é o atrito entre as cartilagens da articulação. Isso pode acontecer por desalinhamento da patela, fraqueza muscular ou até mesmo por características anatômicas individuais.
**O que você pode fazer:**
* **Aquecimento adequado:** Antes de começar o agachamento, faça um bom aquecimento, incluindo exercícios de mobilidade para o tornozelo, joelho e quadril.
* **Fortalecimento muscular:** Fortaleça os músculos ao redor do joelho, como o quadríceps, isquiotibiais e glúteos. Exercícios como leg press, extensora, flexora e stiff são ótimos.
* **Técnica:** Preste atenção na sua técnica de agachamento. Mantenha os joelhos alinhados com os pés, o core ativado e a coluna reta. Se possível, peça para um profissional da academia avaliar sua execução.
* **Suplementação:** Converse com um médico ou nutricionista sobre a possibilidade de usar suplementos como colágeno e condroitina, que podem ajudar na saúde das articulações.
Se os estalos persistirem ou se você começar a sentir dor, procure um ortopedista para uma avaliação mais detalhada. Mas, na maioria dos casos, com as medidas certas, é possível continuar treinando sem problemas.
Ana Silva
3 semanas, 3 dias atras
Olá Carlos! Complementando a resposta da Isabela, é importante observar a frequência e intensidade dos estalos. Um estalo ocasional, sem dor, pode ser apenas ar escapando da articulação (como estalar os dedos). No entanto, se o estalo é frequente, alto, acompanhado de sensação de travamento ou falseio do joelho, é fundamental procurar um médico.
Além disso, vale a pena investigar a sua alimentação. Uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, como peixes ricos em ômega-3, frutas vermelhas e vegetais verdes escuros, pode ajudar a reduzir a inflamação nas articulações. Evite alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras saturadas, que podem aumentar a inflamação.
Outra dica é alongar os músculos regularmente. Alongamentos para quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilha podem ajudar a melhorar a flexibilidade e reduzir a tensão nas articulações.
Lembre-se que cada corpo é único, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O mais importante é ouvir o seu corpo e buscar orientação profissional se necessário.
Patricia Carvalho
3 semanas, 3 dias atras
Oi Carlos, tudo bem? Eu também já passei por isso e o que me ajudou foi entender melhor a biomecânica do agachamento. Muitas vezes, o estalo pode estar relacionado a um desequilíbrio muscular, como o quadríceps dominante em relação aos isquiotibiais. Isso pode levar a um mau alinhamento da patela e, consequentemente, aos estalos.
Uma estratégia que usei e funcionou foi focar em exercícios que ativam os isquiotibiais e glúteos durante o agachamento, como o agachamento búlgaro e o good morning. Além disso, diminuir a carga e focar na técnica perfeita também fez diferença.
Outro ponto importante é a amplitude do movimento. Agachar muito fundo pode colocar mais pressão sobre as articulações do joelho, aumentando o risco de estalos e lesões. Comece com uma amplitude menor e vá aumentando gradualmente, conforme você se sentir mais confortável e seguro. E, claro, não se esqueça de consultar um profissional para uma avaliação individualizada.
Perguntas relacionadas
Tontura durante o treino é normal ou devo me preocupar?
3 respostasTreinar com dor de cabeça: piora ou ajuda? Devo ir pra academia?
3 respostasDiabetes e exercício: como treinar com segurança e controlar a glicemia?
3 respostasComo perder peso com segurança após a gravidez? Dicas!
4 respostasEstalo no joelho ao agachar na musculação é preocupante? O que pode ser?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta