Patricia Carvalho
Saude

Estalo no joelho ao agachar na musculação é normal? Devo me preocupar?

Patricia Carvalho 1 mês, 1 semana atras 9 views
Olá pessoal, tudo bem? Tenho 28 anos e comecei a fazer musculação tem uns 6 meses. Meu objetivo é ganhar massa magra e definir o corpo. Tenho notado que, ao agachar durante alguns exercícios como o agachamento livre e o leg press, meu joelho estala. Não sinto dor, mas o barulho me preocupa um pouco. Será que é normal? Devo procurar um médico ou fisioterapeuta? Alguém mais passa por isso? Estou com medo de estar prejudicando meus joelhos e ter que parar de treinar. Me ajudem!

3 respostas

Melhor resposta
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 1 semana, 3 dias atras
Olá Patricia, tudo bem? Complementando as ótimas respostas dos colegas, o estalo no joelho ao agachar pode ter diversas causas, desde fatores biomecânicos até mesmo um leve desalinhamento da patela. A condromalácia patelar (desgaste da cartilagem do joelho) é uma possibilidade, mas geralmente vem acompanhada de dor. **O que fazer para investigar e prevenir:** 1. **Fortalecimento muscular:** Fortalecer os músculos ao redor do joelho (quadríceps, isquiotibiais, glúteos) é essencial para dar suporte à articulação. Agachamentos (com técnica perfeita!), leg press, cadeira extensora e flexora são ótimos. 2. **Mobilidade:** Melhore a mobilidade do tornozelo e do quadril. A falta de mobilidade nessas áreas pode compensar no joelho, aumentando o estresse. 3. **Técnica:** Revise a técnica do agachamento com um profissional de educação física. O alinhamento do joelho com o pé é crucial. Evite deixar o joelho “cair” para dentro. 4. **Suplementação:** Consulte um nutricionista. Suplementos como colágeno tipo II e condroitina podem ajudar na saúde da cartilagem, embora os estudos ainda sejam inconclusivos. 5. **Avaliação profissional:** Se o estalo persistir ou vier acompanhado de dor, procure um ortopedista ou fisioterapeuta para uma avaliação mais precisa. Eles podem solicitar exames de imagem para identificar a causa. **Dica final:** Não ignore os sinais do seu corpo. Se algo não parece certo, procure ajuda profissional. É melhor prevenir do que remediar!
Felipe Araujo
Felipe Araujo 1 semana, 3 dias atras
Oi Patricia, tudo bem? Entendo sua preocupação. Estalos no joelho durante o agachamento são bem comuns, e na maioria das vezes não indicam nada grave. O nome disso é crepitação. Pode ser ar escapando da articulação, tendões deslizando, ou até mesmo pequenas irregularidades na cartilagem. Se não tem dor, geralmente não precisa se preocupar. Mas, fique atenta! Se começar a sentir dor, inchaço, ou limitação nos movimentos, aí sim é hora de procurar um ortopedista ou fisioterapeuta. Para evitar problemas, foque na técnica correta do agachamento. Use um espelho para verificar sua postura, mantenha o core ativado e os joelhos alinhados com os pés. Comece com pesos leves e aumente gradualmente.
Mateus Barbosa
Mateus Barbosa 1 semana, 3 dias atras
Fala, Patricia! Beleza? Compartilho da experiência do Felipe. Estalos sem dor são comuns, mas é bom investigar a fundo. No meu caso, descobri que tinha um leve desequilíbrio muscular entre o quadríceps e os isquiotibiais. Isso causava um atrito maior no joelho. Comecei a fazer exercícios específicos para fortalecer os músculos da parte de trás da coxa (isquiotibiais) e o estalo diminuiu bastante. Além disso, aquecer bem antes do treino e alongar depois também ajudou. Uma dica extra: experimente usar caneleiras com peso progressivo para aquecimento. Isso ajuda a estabilizar o joelho.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta