Ana Silva
Saude

Formigamento no braço durante treino de ombro: o que pode ser?

Ana Silva 3 meses, 1 semana atras 11 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Ultimamente tenho sentido um formigamento chato no braço, principalmente durante os treinos de ombro. Tenho 35 anos, malho há uns 2 anos, e meu objetivo é hipertrofia. Será que é má postura? Excesso de peso? Alguém já passou por isso? Estou meio preocupada, porque não quero ter que parar de treinar, mas também não quero me machucar feio. Alguém tem alguma dica ou sabe o que pode estar causando esse formigamento?

4 respostas

Melhor resposta
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 2 meses atras
E aí, Ana! Bom, o formigamento no braço durante o treino de ombro, tecnicamente chamado de parestesia, pode ter diversas causas, mas a mais comum é a compressão nervosa, como já comentaram. Essa compressão geralmente acontece por conta de má postura, execução incorreta dos exercícios ou sobrecarga. **O que fazer na prática:** * **Analise sua postura:** Filmando seus treinos, você pode identificar se está com os ombros elevados, pescoço tensionado ou curvatura excessiva na coluna. Corrija a postura, mantendo os ombros relaxados e a coluna alinhada. * **Revise a técnica dos exercícios:** Certifique-se de que está executando os movimentos corretamente, com amplitude total e controlando a carga. Se precisar, peça ajuda a um profissional de educação física para te orientar. * **Ajuste a carga:** Diminua o peso se sentir que está forçando demais ou se a técnica estiver comprometida. O importante é priorizar a execução correta em vez de levantar muito peso. * **Faça alongamentos e mobilidade:** Inclua alongamentos para o pescoço, ombros e peitoral na sua rotina de treino. Exercícios de mobilidade, como rotações de ombro e círculos com os braços, também são importantes para melhorar a flexibilidade e evitar a compressão nervosa. * **Descanse:** Dê tempo para o seu corpo se recuperar entre os treinos. O descanso é fundamental para evitar lesões e permitir que os músculos se reparem. **Dica extra:** Se o formigamento persistir ou piorar, procure um médico ou fisioterapeuta. Eles poderão avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado. Às vezes, pode ser necessário realizar exames complementares, como eletroneuromiografia, para identificar a causa da compressão nervosa e descartar outras condições.
Leticia Martins
Leticia Martins 2 meses atras
Oi, Ana! Super comum isso acontecer, viu? O formigamento no braço durante o treino de ombro geralmente está relacionado à compressão de algum nervo na região do pescoço ou ombro. Pode ser que você esteja tensionando demais a musculatura, o que acaba pinçando o nervo. Presta atenção na sua postura durante os exercícios, tenta relaxar um pouco mais os ombros e não travar a respiração. Diminuir a carga e focar na execução perfeita também pode ajudar. Se persistir, vale a pena procurar um fisioterapeuta para uma avaliação mais precisa!
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 2 meses atras
Concordo com a Letícia! A compressão nervosa é a causa mais provável. Além disso, é importante verificar se você está com alguma tensão muscular crônica no pescoço e ombros. Experimente fazer alongamentos específicos para essa região antes e depois do treino. Um bom alongamento é inclinar a cabeça para um lado e para o outro, segurando por 30 segundos. Outro, é girar os ombros para frente e para trás. Se o formigamento for acompanhado de dor, procure um médico para descartar outras causas, como hérnia de disco.
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 2 meses atras
Oi, Ana! Já passei por algo parecido e no meu caso era síndrome do desfiladeiro torácico. É uma condição que comprime nervos e vasos sanguíneos entre a clavícula e a primeira costela. Os sintomas são justamente formigamento, dor e fraqueza no braço e na mão. Para mim, o que resolveu foi fortalecer a musculatura das costas e do core, além de melhorar a postura. Converse com um médico para ver se é o seu caso e procure um fisioterapeuta especializado para te ajudar com os exercícios.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta