Saude
Musculação na adolescência atrapalha o crescimento? Mito ou verdade?
Bruna Nascimento
1 mês, 3 semanas atras
7 views
Oi pessoal! Tenho 16 anos e tô super animada pra começar a musculação. Sempre fui magrinha e quero ganhar massa muscular, sabe? Só que minha mãe vive dizendo que musculação nessa idade pode atrapalhar meu crescimento e eu vou ficar baixinha. Fiquei preocupada! Será que isso é verdade mesmo? Alguém sabe me dizer se a musculação na adolescência realmente impede de crescer ou se é só um mito? Se for mito, quais cuidados devo tomar pra não ter problemas? Tô com medo de começar e acabar prejudicando meu desenvolvimento. Me ajudem, por favor!
2 respostas
Melhor resposta
Lucas Ferreira
1 semana, 1 dia atras
Bruna, complementando o que a Camila disse, a questão do crescimento e musculação é algo que sempre gera muita discussão. Cientificamente, não existe comprovação de que a musculação, feita da maneira correta, afete o crescimento. Pelo contrário, o exercício físico, incluindo a musculação, estimula a produção de hormônios importantes para o desenvolvimento. O grande problema está na sobrecarga e na técnica incorreta. Levantar pesos excessivos sem a supervisão de um profissional pode levar a lesões nas articulações e nos ossos, e aí sim, potencialmente, impactar o crescimento.
**Passos práticos para começar com segurança:**
1. **Procure um profissional qualificado:** Um educador físico com experiência em treinar adolescentes é essencial. Ele vai montar um treino adequado para você e te ensinar a executar os exercícios corretamente.
2. **Comece leve:** Não tenha pressa para levantar pesos enormes. Comece com cargas leves e foque na técnica perfeita. Aumente o peso gradualmente, conforme for se sentindo mais forte e confiante.
3. **Não ignore a dor:** Se sentir qualquer dor durante o exercício, pare imediatamente e procure orientação. Dor não é normal e pode ser sinal de lesão.
4. **Priorize o descanso:** O descanso é tão importante quanto o treino. Durma bem (8-10 horas por noite) para que seus músculos se recuperem e cresçam.
5. **Alimente-se corretamente:** Uma dieta rica em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis é fundamental para o ganho de massa muscular e para o crescimento.
**Dica final:** Consulte um médico antes de começar a musculação, principalmente se você tiver alguma condição médica preexistente. Ele poderá te orientar sobre quais exercícios são mais seguros para você.
Camila Rodrigues
1 semana, 1 dia atras
Oi Bruna! Relaxa que isso é um mito bem comum. A musculação, quando feita com a técnica correta e orientação profissional, não atrapalha o crescimento. Pelo contrário, ela pode até ser benéfica! O que pode acontecer é o seguinte: lesões causadas por excesso de peso ou má execução dos exercícios podem, em casos graves, afetar as placas de crescimento nos ossos. Mas isso é raro e acontece mais por falta de cuidado do que pela musculação em si. É super importante procurar um bom profissional de educação física para te orientar e montar um treino adequado para a sua idade e nível de experiência. E claro, sempre aquecer bem antes de treinar e alongar depois. Ah, e não se esqueça da alimentação! Uma dieta rica em proteínas e nutrientes é fundamental para o crescimento e para o ganho de massa muscular.
Perguntas relacionadas
Tontura durante o treino é normal ou devo me preocupar?
3 respostasTreinar com dor de cabeça: piora ou ajuda? Devo ir pra academia?
3 respostasDiabetes e exercício: como treinar com segurança e controlar a glicemia?
3 respostasComo perder peso com segurança após a gravidez? Dicas!
4 respostasEstalo no joelho ao agachar na musculação é preocupante? O que pode ser?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta