Maria Costa
Saude

Musculação na adolescência atrapalha o crescimento? Mito ou verdade?

Maria Costa 1 mês, 1 semana atras 4 views
Oi pessoal, tudo bem? Tenho 15 anos e estou super interessada em começar a fazer musculação para ganhar massa magra e definir o corpo. Só que minha mãe vive dizendo que musculação nessa idade vai atrapalhar meu crescimento, que eu vou ficar 'baixinha' se pegar peso agora. Isso me deixou bem preocupada, porque eu não queria prejudicar meu desenvolvimento. Alguém aqui sabe me dizer se isso é verdade? Se existe algum estudo ou algo que realmente comprove que musculação atrapalha o crescimento de adolescentes? Quais cuidados devo tomar se eu decidir começar a treinar?

3 respostas

Melhor resposta
Leticia Martins
Leticia Martins 4 dias, 12 horas atras
Olá Maria! Complementando as excelentes respostas dos colegas, gostaria de abordar essa questão sob uma perspectiva mais científica e prática, para tranquilizar você ainda mais. **O Mito Desmistificado:** A ideia de que a musculação 'fecha' as epífises (cartilagens de crescimento) é um equívoco. Estudos científicos mostram que, sob supervisão e com técnica adequada, o treinamento de força é seguro e benéfico para adolescentes. Na verdade, o estímulo da musculação pode até fortalecer os ossos e melhorar a densidade óssea, prevenindo osteoporose no futuro. **Como Treinar com Segurança:** 1. **Procure um Profissional Qualificado:** Um educador físico com experiência em treinamento para adolescentes é essencial. Ele vai avaliar sua condição física, histórico e objetivos, e montar um programa individualizado. 2. **Priorize a Técnica:** Aprenda a executar os exercícios corretamente antes de aumentar a carga. Comece com pesos leves e foque na postura e amplitude de movimento. 3. **Progressão Gradual:** Aumente a carga e a intensidade do treino de forma progressiva, respeitando os limites do seu corpo. 4. **Aquecimento e Alongamento:** Não pule o aquecimento antes do treino e o alongamento depois. Isso ajuda a prevenir lesões e melhora a flexibilidade. 5. **Descanso Adequado:** Durma de 8 a 10 horas por noite e respeite os dias de descanso. O sono é fundamental para a recuperação muscular e o crescimento. 6. **Nutrição Adequada:** Consuma uma dieta rica em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis. Consulte um nutricionista para adequar a dieta às suas necessidades. **Estudos Relevantes:** Existem diversas pesquisas que comprovam a segurança e os benefícios da musculação para adolescentes. Um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* demonstrou que o treinamento de força não prejudica o crescimento e ainda melhora a força muscular e a composição corporal de adolescentes. **Dica Final:** Não tenha medo de começar a musculação! Com a orientação correta e os cuidados necessários, você pode alcançar seus objetivos sem comprometer seu crescimento. Confie no processo e divirta-se!
Fernanda Lima
Fernanda Lima 4 dias, 12 horas atras
Oi Maria, entendo sua preocupação! Essa é uma dúvida super comum. A crença de que musculação atrapalha o crescimento vem de um medo antigo de lesões na cartilagem de crescimento, que são áreas nos ossos longos que ainda estão em desenvolvimento na adolescência. A boa notícia é que, se feita da maneira correta, com orientação profissional e cargas adequadas, a musculação não só não atrapalha, como pode até trazer benefícios para o desenvolvimento ósseo e muscular. O problema é quando se exagera na carga ou na técnica, o que pode levar a lesões, aí sim, potencialmente prejudiciais. O ideal é procurar um bom profissional de educação física que tenha experiência em trabalhar com adolescentes. Ele vai montar um treino seguro e progressivo, ensinando a técnica correta dos exercícios e monitorando sua evolução. Além disso, é fundamental ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes para garantir um bom desenvolvimento.
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 4 dias, 12 horas atras
Maria, seguinte, a Fernanda já deu um panorama geral ótimo. Queria complementar com a minha experiência pessoal. Comecei a treinar com 16 anos (hoje tenho 28) e sempre fui um dos mais altos da turma. Nunca tive problema nenhum relacionado a crescimento por causa da musculação. O que eu aprendi nesses anos todos é que o mais importante é a técnica correta. Não adianta querer levantar muito peso no começo se você não sabe fazer o movimento direito. Isso aumenta muito o risco de lesão e aí sim você pode ter problemas. Outra coisa crucial é o descanso. O músculo não cresce durante o treino, mas sim durante o repouso. Então, durma bem, tenha uma alimentação adequada e respeite os dias de descanso do seu corpo. E por último, não se compare com os outros. Cada um tem seu ritmo e seu corpo reage de uma forma diferente. O importante é ser consistente e ter paciência, os resultados vão aparecer com o tempo.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta