Saude
Musculação com hérnia de disco: posso fazer ou piora?
Ana Silva
1 mês, 1 semana atras
6 views
Oi, pessoal! Tenho 35 anos e sempre gostei de musculação. Faço academia há uns 5 anos, mas recentemente fui diagnosticada com hérnia de disco na lombar. Fiquei super preocupada porque adoro treinar, mas o médico disse pra ter cuidado. Alguém aqui tem hérnia de disco e continua fazendo musculação? Quais exercícios posso fazer sem medo? Existe algum tipo de exercício que devo evitar a todo custo? Tô com medo de piorar a situação e ter que parar de treinar de vez. Meu objetivo é manter a forma e ganhar massa muscular, mas a saúde vem em primeiro lugar, né? Agradeço qualquer dica ou experiência que possam compartilhar!
3 respostas
Melhor resposta
Amanda Gomes
2 semanas, 6 dias atras
Oi, Ana! Mulher, sei bem como é essa sensação! Fui diagnosticada com hérnia há uns dois anos e fiquei super chateada porque amo treinar pesado. Mas, com o tempo, aprendi a adaptar meus treinos e hoje consigo manter a forma sem me machucar.
**O que eu faço e super funciona pra mim:**
* **Fortalecimento do core:** Como o pessoal já falou, é fundamental! Mas não precisa ser só prancha e abdominal. Invista em exercícios como dead bug, plank jacks e rotações russas (com peso leve!).
* **Exercícios unilaterais:** Agachamento búlgaro, passada e remada unilateral são ótimos porque trabalham cada lado do corpo individualmente, evitando sobrecarga na coluna.
* **Máquinas são suas amigas:** No começo, usei muito as máquinas (leg press, cadeira extensora, mesa flexora) porque elas dão mais suporte e estabilidade.
* **Peso leve e foco na execução:** Esqueça o ego e foque em fazer os exercícios com a técnica perfeita. Sinta cada músculo trabalhando e controle a respiração.
* **Alongamento e mobilidade TODO dia:** Faça alongamentos para alongar os músculos da lombar e mobilidade para melhorar a flexibilidade da coluna.
**O que eu EVITO:**
* **Levantamento Terra:** Pesado demais pra mim, prefiro não arriscar.
* **Agachamento Livre com barra:** Muita carga na coluna, passo longe!
* **Exercícios que causam dor:** Se sentir qualquer desconforto na lombar, PARE NA HORA e ajuste o exercício.
**DICA EXTRA:** Experimente fazer pilates! Ajuda MUITO a fortalecer o core e melhorar a postura. Eu faço duas vezes por semana e sinto uma diferença enorme.
O mais importante é ter paciência e respeitar os limites do seu corpo. Com o tempo, você vai aprender o que funciona e o que não funciona para você. Não desista da musculação! Com os cuidados certos, você pode continuar treinando e cuidando da sua saúde.
Felipe Araujo
2 semanas, 6 dias atras
Oi, Ana! Entendo sua preocupação, passei por algo parecido. Tenho hérnia de disco há uns 10 anos e continuo treinando, mas com algumas adaptações. O mais importante é fortalecer o core (abdômen e lombar). Exercícios como prancha (com a postura correta!), bird dog e abdominais hipopressivos são ótimos para isso. Evite exercícios que coloquem muita pressão na coluna, como agachamento com barra (pelo menos no início), levantamento terra e remada curvada. Converse com um bom profissional de educação física para te ajudar a montar um treino específico para você. E principalmente, ouça seu corpo! Se sentir dor, pare imediatamente. Comece com pesos leves e aumente a carga gradualmente. Alongamento e mobilidade também são fundamentais.
Vinicius Dias
2 semanas, 6 dias atras
Ana, complementando o que o Felipe falou, existem estudos que mostram que a musculação, quando feita de forma correta e com acompanhamento, pode ser benéfica para quem tem hérnia de disco. Um estudo publicado no 'Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy' (JOSPT) demonstrou que o fortalecimento muscular, especialmente do core, contribui para a estabilização da coluna e alívio da dor. No entanto, a técnica é crucial. Invista em um bom profissional para te orientar e comece com exercícios isométricos (aqueles em que você contrai o músculo sem movimento). Além disso, preste atenção à sua postura durante o dia a dia. Uma postura inadequada pode agravar a hérnia. E não tenha medo de usar medicamentos para dor, se necessário, sempre com orientação médica. O importante é não ficar parada!
Perguntas relacionadas
Tontura durante o treino é normal ou devo me preocupar?
3 respostasTreinar com dor de cabeça: piora ou ajuda? Devo ir pra academia?
3 respostasDiabetes e exercício: como treinar com segurança e controlar a glicemia?
3 respostasComo perder peso com segurança após a gravidez? Dicas!
4 respostasEstalo no joelho ao agachar na musculação é preocupante? O que pode ser?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta