Saude
Posso treinar gripado ou resfriado? Devo evitar a academia?
Thiago Almeida
1 semana, 6 dias atras
0 views
E aí, pessoal! Ultimamente, tenho me sentido meio pra baixo, com um resfriado chato que não me larga. Normalmente, treino musculação 5 vezes por semana e não gosto de perder o ritmo. Minha dúvida é: devo continuar indo para a academia mesmo estando gripado ou resfriado? Tenho 30 anos, meu objetivo é hipertrofia e não queria que essa pausa atrapalhasse meus resultados. Corro algum risco maior treinando assim? Quais os sinais de alerta que devo prestar atenção?
4 respostas
Melhor resposta
Ana Silva
3 dias, 10 horas atras
Thiago, como profissional da área, posso te dar uma visão mais abrangente. Um estudo publicado no 'Journal of Strength and Conditioning Research' mostrou que o exercício extenuante durante uma infecção viral pode aumentar o risco de miocardite (inflamação do músculo cardíaco). Embora raro, é uma complicação grave. Outro ponto importante é que o sistema imunológico já está sobrecarregado combatendo a infecção. Adicionar o estresse do exercício pode enfraquecê-lo ainda mais, prolongando a doença. A intensidade do exercício é crucial. Exercícios leves podem estimular a imunidade, mas exercícios intensos podem suprimi-la temporariamente. Para você que busca hipertrofia, a interrupção temporária do treino não causará perda significativa de massa muscular, desde que você mantenha uma dieta rica em proteínas e retome os treinos gradualmente após a recuperação completa. Priorize sua saúde!
Pedro Oliveira
3 dias, 10 horas atras
Fala, Thiago! Entendo sua preocupação em não perder o ritmo. A resposta não é tão simples e depende muito dos seus sintomas. Se você está com sintomas leves, como um leve coriza e dor de garganta, um treino leve pode até ajudar a aliviar os sintomas, liberando endorfinas. Mas, se você está com febre, dores no corpo, tosse forte, aí é melhor descansar. Forçar o corpo doente pode prolongar a recuperação e até levar a complicações mais sérias, como uma pneumonia. Escute seu corpo! Se for treinar, pegue mais leve, reduza a carga e o volume do treino, e foque em exercícios mais leves. Hidrate-se bastante e descanse bastante depois. E o mais importante: se os sintomas piorarem, pare imediatamente e procure um médico.
Daniel Ribeiro
3 dias, 10 horas atras
Concordo com o Pedro! Além disso, pense nos outros na academia. Se você está espirrando e tossindo por todo lado, está espalhando o vírus. É uma questão de responsabilidade social. Lembre-se que o repouso também é importante para a hipertrofia. O corpo precisa de descanso para se recuperar e construir massa muscular. Durante o sono, por exemplo, o corpo libera hormônios importantes para o crescimento muscular. Então, não se sinta culpado por tirar uns dias de folga. Aliás, aproveite para dormir mais e se alimentar bem. Foque em alimentos ricos em vitamina C e zinco, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Julia Santos
3 dias, 10 horas atras
Minha experiência pessoal: já cometi o erro de treinar gripada e me arrependi amargamente! Achei que ia ser forte e mostrar que não ia deixar uma gripezinha me parar, mas o resultado foi que a gripe durou o dobro do tempo e me senti péssima por dias. Aprendi da pior forma que não vale a pena. Agora, quando estou doente, priorizo o descanso e a recuperação. Faço chás com gengibre e limão, tomo vitamina C e durmo bastante. Quando volto a treinar, pego leve nos primeiros dias para o corpo se readaptar. Uma dica extra: evite suplementos estimulantes (como cafeína) durante a gripe, pois eles podem aumentar a frequência cardíaca e dificultar o descanso. Foco na recuperação!
Perguntas relacionadas
Tontura durante o treino é normal ou devo me preocupar?
3 respostasTreinar com dor de cabeça: piora ou ajuda? Devo ir pra academia?
3 respostasDiabetes e exercício: como treinar com segurança e controlar a glicemia?
3 respostasComo perder peso com segurança após a gravidez? Dicas!
4 respostasEstalo no joelho ao agachar na musculação é preocupante? O que pode ser?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta