Daniel Ribeiro
Saude

Posso treinar gripado ou resfriado? Devo ir para academia?

Daniel Ribeiro 1 mês, 3 semanas atras 7 views
E aí, pessoal! Tudo bem? Daniel Ribeiro aqui. Ultimamente, com essa mudança de tempo, peguei uma gripe chata, tô meio resfriado, sabe? Nariz escorrendo, dor de garganta leve, aquela moleza no corpo. Geralmente, treino 5 vezes por semana, musculação, pra manter a forma e a saúde. Minha dúvida é: será que posso continuar treinando assim ou é melhor dar um tempo? Tenho medo de piorar a situação ou até mesmo prejudicar meu rendimento. Alguém aí já passou por isso e sabe o que é melhor fazer? Devo evitar a academia durante a gripe?

3 respostas

Melhor resposta
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 2 semanas atras
Fala, Daniel! Lucas Ferreira na área, pra complementar a galera. Seguinte, além de tudo que já falaram, é importante prestar atenção na sua percepção de esforço. Se você for treinar e sentir que está se esforçando muito mais do que o normal para realizar um exercício que costuma ser fácil, é um sinal de que o corpo não está 100%. Nesse caso, diminua a intensidade ou pare o treino. Outra dica importante é evitar exercícios que exigem muito do sistema respiratório, como cardio intenso ou treinos de alta intensidade (HIIT). Eles podem piorar a inflamação nas vias aéreas e prolongar o tempo de recuperação. Para quem gosta de dados, um estudo publicado no 'Journal of Strength and Conditioning Research' mostrou que atletas que treinam intensamente durante um resfriado têm maior risco de desenvolver complicações, como pneumonia. **Passos práticos:** 1. **Avalie seus sintomas:** Leve ou forte? Acima ou abaixo do pescoço? 2. **Reduza a intensidade:** Se decidir treinar, diminua a carga, o volume e a intensidade dos exercícios. 3. **Priorize o descanso:** Durma bem e alimente-se de forma saudável para fortalecer o sistema imunológico. 4. **Hidrate-se:** Beba bastante água para manter as vias aéreas hidratadas e facilitar a eliminação do vírus. 5. **Evite contato:** Não treine em ambientes fechados e evite contato próximo com outras pessoas. **Dica final:** Não tenha pressa em voltar à rotina normal de treinos. Espere se sentir completamente recuperado antes de aumentar a intensidade. A sua saúde é mais importante que qualquer treino!
Thiago Almeida
Thiago Almeida 2 semanas atras
Fala, Daniel! Thiago Almeida na área. Olha, a resposta para essa pergunta é: depende! Depende da intensidade dos seus sintomas e de como você está se sentindo. Se for só um resfriado leve, com um pouco de coriza e dor de garganta fraca, um treino leve pode até te ajudar a se sentir melhor, liberando endorfinas. Mas, se você estiver com febre, dor no corpo forte, tosse intensa ou falta de ar, aí é sinal de que o corpo precisa de repouso para se recuperar. Nesse caso, o melhor é ficar em casa e descansar. Se for treinar, pegue mais leve, reduza a carga e evite exercícios muito intensos. E, claro, beba bastante água para se manter hidratado.
Vinicius Dias
Vinicius Dias 2 semanas atras
E aí, Daniel! Vinicius Dias aqui. Concordo com o Thiago. A regra geral é: do pescoço pra cima, treino leve; do pescoço pra baixo, descanso total. Ou seja, se seus sintomas estiverem concentrados no nariz, garganta e cabeça (coriza, dor de garganta leve, dor de cabeça fraca), um treino leve pode ser ok. Mas se você tiver sintomas como febre, dor muscular generalizada, tosse com catarro, ou qualquer desconforto no peito, o melhor é descansar. Nesses casos, o corpo precisa de energia para combater a infecção, e o exercício pode acabar sobrecarregando o sistema imunológico. Além disso, evite treinar perto de outras pessoas para não espalhar o vírus. Priorize o descanso e a recuperação!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta