Julia Santos
Suplementos

BCAA serve para alguma coisa ou é dinheiro jogado fora? Dúvidas!

Julia Santos 3 semanas, 3 dias atras 0 views
Gente, tô com uma dúvida cruel! Comecei a treinar faz uns 6 meses, e o instrutor da academia vive falando pra eu tomar BCAA pra ajudar na recuperação muscular. Mas sinceramente, já gastei uma grana com whey protein e creatina, e tô achando que esse BCAA pode ser só mais um gasto desnecessário. Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentada e tento ir pra academia umas 4 vezes por semana. Meu objetivo é ganhar um pouco de massa magra e diminuir a gordura. Será que BCAA realmente faz diferença nesse caso? Alguém aqui usa e sentiu alguma melhora significativa? Ou é melhor investir em outras coisas?

2 respostas

Melhor resposta
Amanda Gomes
Amanda Gomes 2 dias, 10 horas atras
Oi Julia! Olha, eu já usei BCAA por um tempo e sinceramente não senti uma diferença absurda, não. Acho que no seu caso, como você já usa whey e se alimenta bem, não faz tanta diferença assim. A real é que o BCAA virou meio que um modismo, muita gente usa sem nem saber direito pra que serve. Ele pode ser útil em situações específicas, tipo quando você treina em jejum ou faz treinos muito longos e intensos, porque ajuda a preservar a massa muscular. Mas no dia a dia, pra quem faz um treino normal e come direitinho, não acho que vale o investimento. Eu no seu lugar, focaria em ter uma dieta equilibrada, com bastante proteína e carboidratos complexos, e dormir bem. Isso faz muito mais diferença do que qualquer suplemento!
Leticia Martins
Leticia Martins 2 dias, 10 horas atras
Oi, Julia! Entendo sua dúvida, é super comum. BCAA (Branched-Chain Amino Acids) são aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina) que teoricamente ajudam na recuperação muscular e reduzem a fadiga após o treino. A teoria é boa, mas na prática... Se você já está consumindo proteína suficiente através da sua alimentação e whey protein, a suplementação com BCAA pode não trazer um benefício extra significativo. Ele é mais interessante para quem tem dificuldade em consumir proteína suficiente na dieta, ou para atletas de alta performance que treinam muito intensamente. No seu caso, com 4 treinos por semana e já usando whey, eu diria para focar em ajustar a dieta para ter um bom aporte proteico (pelo menos 1.6g de proteína por kg de peso corporal por dia) e investir em outros suplementos que podem ser mais eficazes para ganho de massa magra e perda de gordura, como a creatina (que você já usa) e, talvez, cafeína para dar um gás no treino.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta