Suplementos
BCAA serve para alguma coisa ou é dinheiro jogado fora? Dúvidas!
Amanda Gomes
1 mês, 3 semanas atras
12 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, tô tentando levar a academia mais a sério agora. Comecei a pesquisar sobre suplementos e vi muita gente falando de BCAA. Mas aí também encontrei uns artigos dizendo que BCAA não faz diferença nenhuma se você já tem uma dieta boa.
Eu queria saber se vale a pena investir em BCAA ou se é só mais um suplemento caro que não traz resultados. Alguém aqui usa e sentiu alguma diferença? Tomo whey protein depois do treino, será que o BCAA é redundante? Meu objetivo é ganhar massa magra e diminuir a fadiga muscular depois do treino. Me ajudem!
3 respostas
Melhor resposta
Ana Silva
1 mês, 2 semanas atras
Amanda, como nutricionista, posso te dar uma visão mais técnica. Existem estudos que mostram que o BCAA pode ser útil em situações específicas, como em atletas de alto rendimento que treinam intensamente várias vezes ao dia e precisam de uma recuperação mais rápida. Nesses casos, o BCAA pode ajudar a diminuir o dano muscular e acelerar a recuperação.
No entanto, para a maioria das pessoas que praticam atividade física regularmente, mas não são atletas de elite, a suplementação com BCAA geralmente não é necessária. Uma dieta rica em proteínas já fornece os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para se recuperar e construir músculos.
Além disso, é importante considerar o custo-benefício. O BCAA costuma ser um suplemento caro, e o dinheiro pode ser melhor investido em alimentos nutritivos e em um acompanhamento nutricional adequado. Se você está buscando otimizar seus resultados, sugiro que você procure um nutricionista para avaliar sua dieta e te ajudar a fazer escolhas mais inteligentes.
Bruna Nascimento
1 mês, 2 semanas atras
Oi, Amanda! Entendo sua dúvida. O BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) é composto por leucina, isoleucina e valina, que são aminoácidos essenciais – ou seja, o corpo não produz, e precisamos obter pela alimentação ou suplementação. A teoria é que eles auxiliam na recuperação muscular, reduzem a fadiga e até estimulam a síntese proteica (construção muscular).
Na prática, a eficácia do BCAA é um tanto controversa. Se você já consome proteína suficiente na dieta (principalmente através do whey protein e alimentos como carne, ovos, etc.), a suplementação com BCAA pode não trazer benefícios adicionais significativos. Isso porque esses aminoácidos já estão presentes nesses alimentos e suplementos.
Para a maioria das pessoas que seguem uma dieta equilibrada e rica em proteínas, o BCAA acaba sendo redundante. O whey protein, por exemplo, já oferece todos os aminoácidos essenciais, incluindo os BCAAs, em proporções adequadas. Então, no seu caso, o whey protein já está cobrindo essa necessidade. Concentre-se em ajustar sua dieta e treino, que provavelmente trarão resultados melhores e mais consistentes.
Mateus Barbosa
1 mês, 2 semanas atras
Na minha experiência, BCAA só valeu a pena quando eu estava em cutting (fase de definição). Eu sentia que ele ajudava a preservar a massa muscular quando a ingestão de calorias estava mais baixa. Fora isso, nunca percebi uma diferença gritante.
Se você está em fase de ganho de massa muscular, como você mencionou, e já toma whey protein, eu diria para focar em outros aspectos: alimentação, descanso e progressão de carga nos treinos. O BCAA pode ser um extra, mas não é essencial. Experimenta focar no básico bem feito antes de gastar dinheiro com ele.
Perguntas relacionadas
Creatina dá espinha? Incha ou retém líquido? Dúvida cruel!
2 respostasBCAA serve para alguma coisa ou é dinheiro jogado fora? Dúvida cruel!
3 respostasAshwagandha para treino e hipertrofia: funciona mesmo ou é moda?
4 respostasCreatina e pré treino juntos: Posso tomar no mesmo dia?
4 respostasWhey Protein: Antes ou Depois do Treino? Qual o Melhor Horário?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta