Lucas Ferreira
Suplementos

Creatina: 3g ou 5g por dia? Qual a dose ideal?

Lucas Ferreira 2 meses, 3 semanas atras 8 views
E aí, galera! Beleza? Tô com uma dúvida cruel aqui sobre creatina. Comecei a suplementar tem umas 2 semanas, mas tô meio confuso com a dose. Tenho 28 anos, malho 4x por semana, e meu objetivo é ganhar massa muscular e aumentar a força. Vi muita gente falando que 5g é a dose padrão, mas também li que 3g já são suficientes, principalmente pra quem não tem tanta massa muscular assim. Qual a diferença prática entre as duas doses? Será que 5g é muito pra mim e posso ter algum efeito colateral desnecessário? Queria saber a opinião de vocês que já manjam mais do assunto. Valeu!

3 respostas

Melhor resposta
Vinicius Dias
Vinicius Dias 4 semanas atras
Fala, Lucas! Cara, essa é uma dúvida que muita gente tem e a resposta não é preto no branco, saca? A verdade é que a dose 'ideal' varia de pessoa pra pessoa, mas existe umas diretrizes que podemos seguir. **Por que 5g é o padrão?** Porque a maioria dos estudos usou essa dose e comprovou seus benefícios: aumento de força, potência, recuperação muscular e até melhora cognitiva. Essa dose geralmente é segura e eficaz pra maioria dos adultos. **E os 3g?** A dose de 3g é uma alternativa interessante, especialmente para quem: * Tem menos massa muscular (mulheres, iniciantes, pessoas menores); * Quer evitar possíveis efeitos colaterais (raros, mas podem incluir desconforto gastrointestinal); * Está em fase de manutenção (já saturou os músculos com creatina). **Como saber qual dose é a certa pra você?** 1. **Comece com 3g:** Veja como seu corpo reage. Se você não sentir nada de diferente, pode aumentar a dose gradualmente. 2. **Monitore seus resultados:** Anote sua força, seu desempenho nos treinos, como você se sente. Se você estiver progredindo, ótimo! Se não, pode ser que precise de uma dose maior. 3. **Experimente o 'loading' (opcional):** Algumas pessoas fazem uma fase de 'loading' com 20g de creatina por dia (divididos em 4 doses) durante 5-7 dias para saturar os músculos mais rápido. Depois, voltam para a dose de manutenção de 3-5g. Mas isso não é obrigatório e pode aumentar as chances de efeitos colaterais. 4. **Escute seu corpo:** Se você sentir qualquer desconforto, diminua a dose ou suspenda o uso. **Dica final:** A creatina é um dos suplementos mais estudados e seguros que existem. Não tenha medo de experimentar e encontrar a dose que funciona melhor pra você. E lembre-se: ela só vai te ajudar se você estiver treinando e se alimentando direito! Bons treinos!
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 4 semanas atras
Fala Lucas! Tranquilo? Olha, essa dúvida é super comum. A dose de 5g de creatina por dia é geralmente recomendada porque foi a mais estudada e comprovadamente eficaz para a maioria das pessoas. Essa quantidade ajuda a saturar os músculos com creatina, o que leva a um aumento de força e desempenho nos treinos. No entanto, algumas pessoas podem se beneficiar de uma dose menor, como 3g, especialmente se tiverem menor massa muscular ou forem mais sensíveis à creatina. A diferença principal é que com 3g, pode demorar um pouco mais para você sentir os efeitos da suplementação, já que a saturação muscular será mais lenta. Sobre os efeitos colaterais, doses elevadas (acima de 5g) podem causar desconforto gastrointestinal em algumas pessoas, como inchaço ou diarreia. Se você está começando agora, pode experimentar com 3g por umas semanas e ver como seu corpo reage. Se sentir que precisa de mais, pode aumentar para 5g. O importante é observar como você se sente e ajustar a dose de acordo com suas necessidades.
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 4 semanas atras
E aí, Lucas! Blz? Complementando o que o Daniel falou, a dose de creatina também pode ser calculada com base no seu peso corporal. Geralmente, a recomendação é de 0,03g a 0,1g de creatina por quilo de peso corporal por dia. Por exemplo, se você pesa 70kg, uma dose entre 2,1g e 7g seria adequada. Além disso, vale lembrar que a creatina monohidratada é a forma mais estudada e acessível. Outras formas de creatina podem ter diferentes recomendações de dosagem. Outra dica é manter-se bem hidratado, pois a creatina aumenta a retenção de água nos músculos. Beber bastante água vai ajudar a evitar cãibras e outros desconfortos. No seu caso, que está começando, eu começaria com 3g e monitoraria os resultados. Se após algumas semanas você não sentir tanta diferença, pode aumentar gradualmente para 5g, sempre observando como seu corpo reage.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta