Ana Silva
Suplementos

Multivitamínico vale a pena? Consigo todos os nutrientes pela alimentação?

Ana Silva 1 mês, 1 semana atras 0 views
Oi pessoal, tudo bem? Tenho 32 anos, trabalho o dia todo sentada no escritório e tento manter uma rotina de exercícios 3 vezes por semana. Ultimamente, tenho me sentido muito cansada e com pouca energia. Uma amiga sugeriu que eu tomasse um multivitamínico para complementar a alimentação. Eu tento comer de forma saudável, com frutas, verduras e proteínas em todas as refeições, mas confesso que nem sempre consigo seguir a dieta à risca. Será que vale a pena investir em um multivitamínico para garantir que estou recebendo todas as vitaminas e minerais que meu corpo precisa? Ou é possível conseguir tudo o que preciso apenas com a alimentação? Quais os sinais de que preciso de um multivitamínico? Me ajudem, por favor!

3 respostas

Melhor resposta
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 1 dia, 14 horas atras
Oi Ana, tudo bem? Vou te dar a minha visão como nutricionista esportiva. A resposta sobre multivitamínicos é: depende! A base de tudo é a alimentação. Se você consegue consumir uma variedade grande de alimentos, coloridos e frescos, as chances de suprir suas necessidades são altas. Mas, existem situações que a suplementação com multivitamínicos pode ser interessante: * **Restrições alimentares:** Veganos, vegetarianos ou pessoas com alergias podem ter deficiência de alguns nutrientes. * **Atletas de alto rendimento:** Atletas têm uma demanda maior de vitaminas e minerais devido ao desgaste físico. * **Doenças crônicas:** Algumas doenças podem interferir na absorção de nutrientes. * **Idosos:** A absorção de nutrientes tende a diminuir com a idade. * **Gestantes:** Necessitam de nutrientes extras para o desenvolvimento do bebê. **Passos práticos para avaliar sua necessidade:** 1. **Anote sua alimentação por uma semana:** Registre tudo o que você come e bebe para ter uma visão geral da sua dieta. 2. **Procure um nutricionista:** Ele vai analisar sua alimentação, pedir exames de sangue e identificar possíveis deficiências. 3. **Suplemente com responsabilidade:** Se for necessário, o nutricionista irá te indicar a dose e o tipo de multivitamínico mais adequado para você. **Dica final:** Não se auto medique! A suplementação inadequada pode ser prejudicial à saúde. Excesso de algumas vitaminas pode ser tóxico. Por exemplo, o excesso de vitamina A pode causar problemas no fígado. Sempre procure orientação profissional antes de iniciar qualquer suplementação. Foco na alimentação de verdade e use os suplementos com inteligência!
Fernanda Lima
Fernanda Lima 1 dia, 14 horas atras
Oi Ana! Entendo totalmente sua dúvida. É uma pergunta super comum! A verdade é que não existe uma resposta única. Depende MUITO da sua alimentação, do seu estilo de vida e das suas necessidades individuais. Em geral, uma dieta equilibrada e variada fornece a maioria dos nutrientes que precisamos. Mas, com a correria do dia a dia e a qualidade dos alimentos que nem sempre é a ideal, pode ser difícil atingir todas as recomendações diárias. Eu, particularmente, tomo um multivitamínico de vez em quando, principalmente em épocas de stress ou quando sei que não estou me alimentando tão bem. Mas antes de sair comprando qualquer coisa, te sugiro consultar um nutricionista. Ele vai poder avaliar sua dieta, seus exames e te indicar a suplementação mais adequada para você. Além disso, fique atenta aos sinais do seu corpo: cansaço excessivo, queda de cabelo, unhas fracas podem indicar deficiência de algum nutriente.
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 1 dia, 14 horas atras
Fala, Ana! Complementando o que a Fernanda disse, é importante lembrar que multivitamínicos não são uma 'bala mágica'. Eles não substituem uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares. Se você está se sentindo cansada, o ideal é investigar a causa do problema. Pode ser falta de sono, stress, anemia, etc. Um multivitamínico pode ajudar a complementar, mas não vai resolver a raiz do problema. Agora, sobre a questão de 'conseguir tudo pela alimentação', teoricamente sim, é possível. Mas, na prática, nem sempre é fácil. Por exemplo, a vitamina D é essencial para a saúde óssea e imunidade, e a principal fonte é a exposição solar. Quem trabalha em escritório o dia todo, como você, dificilmente consegue níveis adequados de vitamina D. Outro exemplo é a vitamina B12, que é encontrada principalmente em alimentos de origem animal. Veganos e vegetarianos precisam suplementar essa vitamina. Minha dica é: foque em melhorar a qualidade da sua alimentação, priorize alimentos frescos e minimamente processados, e consulte um nutricionista para avaliar a necessidade de suplementação individualizada.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta