Amanda Gomes
Suplementos

Vitamina C e Zinco Ajudam na Recuperação Muscular Pós-Treino?

Amanda Gomes 1 mês, 3 semanas atras 0 views
Oi, pessoal! Sou a Amanda Gomes, tenho 28 anos e tô pegando firme na academia há uns 6 meses. Comecei a treinar pra valer pra ganhar massa magra e me sinto bem melhor, mas a recuperação depois dos treinos tem sido meio punk. Sinto muita dor muscular, principalmente nas pernas depois do treino de posterior e quadríceps. Ouvi falar que tomar vitamina C e zinco pode ajudar na recuperação muscular. Alguém sabe se isso é verdade? Quais as doses recomendadas? Tem algum efeito colateral? Será que vale a pena investir nesses suplementos para melhorar minha recuperação e conseguir treinar com mais frequência?

3 respostas

Melhor resposta
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 14 horas, 6 minutos atras
Oi Amanda! Sua dúvida é super pertinente. Como a Letícia falou, tanto a vitamina C quanto o zinco têm propriedades que podem auxiliar na recuperação muscular, mas é importante entender como e porquê. A vitamina C, como antioxidante, reduz o estresse oxidativo gerado pelo exercício intenso, que contribui para a inflamação muscular. O zinco, por sua vez, participa da síntese proteica, crucial para a reparação e crescimento muscular. Alguns estudos indicam que a suplementação com ambos pode melhorar a recuperação e reduzir a dor muscular tardia (DOMS). **Aqui vão algumas dicas práticas:** 1. **Dose:** Para vitamina C, algo entre 500mg a 1g por dia é geralmente seguro e eficaz. Para o zinco, 15-30mg diários costumam ser suficientes. É sempre bom consultar um nutricionista para ajustar as doses de acordo com suas necessidades individuais. 2. **Quando tomar:** A vitamina C pode ser tomada em qualquer horário do dia, já o zinco é melhor absorvido quando ingerido longe das refeições, mas pode causar desconforto estomacal em algumas pessoas. Se isso acontecer, tome junto com uma refeição. 3. **Alimentação:** Não adianta suplementar se a base da sua alimentação não for boa. Priorize proteínas de alto valor biológico (carnes, ovos, whey protein), carboidratos complexos (batata doce, arroz integral) e gorduras boas (abacate, azeite). **Dica final:** O descanso é tão importante quanto a alimentação e a suplementação. Certifique-se de dormir bem (7-8 horas por noite) e de dar tempo para seus músculos se recuperarem entre os treinos. Uma boa noite de sono faz toda a diferença!
Leticia Martins
Leticia Martins 14 horas, 6 minutos atras
Oi, Amanda! Entendo bem essa dorzinha pós-treino, rs. A vitamina C e o zinco são importantes para a saúde em geral e também podem ter um papel na recuperação muscular. A vitamina C é um antioxidante, então ajuda a combater os radicais livres que são produzidos durante o exercício, diminuindo o dano muscular. Já o zinco participa de várias reações metabólicas importantes para o crescimento e reparo dos tecidos. Eu tomo vitamina C todos os dias (500mg) e notei que as dores diminuíram um pouco, mas o que realmente fez diferença pra mim foi ajustar a alimentação, com mais proteína e carboidratos de boa qualidade após o treino. Tenta focar na alimentação primeiro e, se precisar, suplementa com a vitamina C e o zinco. Mas não espere milagres, viu?
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 14 horas, 6 minutos atras
Fala, Amanda! Complementando o que as meninas disseram, é importante lembrar que a suplementação com vitamina C e zinco é interessante, mas não substitui uma boa estratégia de recuperação. Além da alimentação e do sono, considere incluir outras estratégias no seu dia a dia, como massagem, liberação miofascial com rolo (foam roller) e banhos de contraste (alternar água quente e fria). Essas técnicas podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor muscular. Eu, particularmente, gosto muito de usar o foam roller depois do treino de perna. Alivia bastante a tensão muscular e ajuda na recuperação.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta