Suplementos
Vitamina C e Zinco Ajudam na Recuperação Muscular Pós-Treino?
Amanda Gomes
2 meses, 1 semana atras
9 views
Oi, pessoal! Sou a Amanda, tenho 28 anos e estou tentando levar a sério meus treinos na academia. Malho 4 vezes por semana, focando em hipertrofia. Tenho ouvido falar muito sobre a importância da suplementação para ajudar na recuperação muscular, e me surgiu uma dúvida: vitamina C e zinco realmente fazem diferença nesse processo? Alguém aqui usa ou já usou? Sinto que às vezes a dor muscular pós-treino me atrapalha a manter a consistência. Quais os benefícios reais e como incluir esses suplementos na minha rotina para otimizar a recuperação e o ganho de massa muscular?
4 respostas
Melhor resposta
Patricia Carvalho
4 semanas atras
Oi, Amanda! Sou a Patricia. Pra complementar o que o pessoal já falou, é importante lembrar que a vitamina C e o zinco atuam em diferentes frentes na recuperação muscular. A vitamina C, como antioxidante, diminui o dano muscular induzido pelo exercício. Estudos mostram que ela pode reduzir a dor muscular tardia (DOMS). Já o zinco é crucial para a síntese de proteínas, o que significa que ajuda na reconstrução das fibras musculares danificadas durante o treino.
**Passos práticos para incluir na sua rotina:**
1. **Vitamina C:** Tome 500-1000mg logo após o treino. Você pode encontrar em comprimidos efervescentes ou cápsulas. Se preferir, consuma alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e morango.
2. **Zinco:** Tome 15-30mg, preferencialmente junto com uma refeição. Alimentos como carne vermelha, frango, feijão e castanhas também são boas fontes de zinco.
3. **Combine com outros nutrientes:** Para otimizar a recuperação, combine a vitamina C e o zinco com outros nutrientes importantes, como proteínas, carboidratos e creatina.
4. **Monitore os resultados:** Observe como seu corpo responde à suplementação e ajuste as doses, se necessário. Consulte um profissional de saúde para obter orientação personalizada.
**Dica final:** A suplementação com vitamina C e zinco pode ser um bom complemento para a sua rotina de treinos, mas não se esqueça que o descanso e a alimentação são fundamentais para uma boa recuperação muscular.
Bruna Nascimento
4 semanas atras
Oi, Amanda! Eu, Bruna, já usei vitamina C e zinco juntos por um tempo e senti uma boa diferença. A vitamina C é um antioxidante poderoso, que ajuda a combater os radicais livres liberados durante o exercício, diminuindo o estresse oxidativo e, consequentemente, a inflamação muscular. Já o zinco é importante para diversas funções no corpo, incluindo a síntese de proteínas, essencial para a recuperação e construção muscular. O ideal é consumir os dois após o treino, junto com uma refeição rica em proteínas e carboidratos. As doses geralmente recomendadas são de 500-1000mg de vitamina C e 15-30mg de zinco, mas vale a pena conversar com um nutricionista para ajustar as quantidades de acordo com suas necessidades individuais.
Vinicius Dias
4 semanas atras
Fala, Amanda! Vinicius na área. A suplementação com vitamina C e zinco pode ser interessante, sim, mas não espere milagres! A base de uma boa recuperação é descanso adequado e uma alimentação balanceada. A vitamina C auxilia na imunidade, que pode ser afetada pelo estresse do treino, e o zinco participa da produção de testosterona, importante para o crescimento muscular. Eu tomo polivitamínico que já tem os dois na composição, mas priorizo comer bem e dormir 8 horas por noite. Não adianta suplementar e negligenciar o básico. Além disso, vale lembrar que o excesso de zinco pode atrapalhar a absorção de outros minerais, então cuidado com a dose!
Gustavo Pereira
4 semanas atras
E aí, Amanda! Gustavo aqui. Só queria adicionar que a qualidade dos suplementos faz toda a diferença. Pesquise marcas confiáveis e fuja de produtos muito baratos, porque a chance de serem falsificados ou terem baixa concentração dos nutrientes é grande. Além disso, a absorção da vitamina C e do zinco pode ser influenciada por outros nutrientes e medicamentos, então é sempre bom conversar com um médico ou nutricionista antes de começar a suplementar.
Perguntas relacionadas
Creatina dá espinha? Incha ou retém líquido? Dúvida cruel!
2 respostasBCAA serve para alguma coisa ou é dinheiro jogado fora? Dúvida cruel!
3 respostasAshwagandha para treino e hipertrofia: funciona mesmo ou é moda?
4 respostasCreatina e pré treino juntos: Posso tomar no mesmo dia?
4 respostasWhey Protein: Antes ou Depois do Treino? Qual o Melhor Horário?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta