Suplementos
Vitamina C e zinco ajudam na recuperação muscular pós-treino? Dúvida!
Maria Costa
1 mês, 3 semanas atras
10 views
Oi pessoal! Tenho 32 anos, sou a Maria e tô pegando firme na academia há uns 6 meses. Faço musculação 4 vezes por semana e tenho sentido bastante cansaço muscular depois dos treinos, principalmente nas pernas. Uma amiga comentou que tomar vitamina C e zinco pode ajudar na recuperação muscular e diminuir as dores.
Alguém aqui já usou esses suplementos para esse fim? Funciona mesmo? Qual a dosagem ideal? Tenho medo de tomar algo errado e acabar tendo algum efeito colateral. Se alguém puder compartilhar a experiência, agradeço!
2 respostas
Melhor resposta
Camila Rodrigues
1 mês, 3 semanas atras
Oi Maria! Super válido o que você perguntou. Eu sou nutricionista esportiva e oriento muitos atletas e praticantes de atividade física sobre o uso de suplementos para recuperação. A vitamina C e o zinco são aliados importantes, mas é crucial entender como eles funcionam e como otimizar o uso.
**Como a vitamina C e o zinco ajudam:**
* **Vitamina C:** Reduz o estresse oxidativo gerado pelo exercício intenso. Esse estresse pode danificar as células musculares e prolongar o tempo de recuperação. A vitamina C atua como um antioxidante, neutralizando os radicais livres.
* **Zinco:** Essencial para a síntese de proteínas, que são os blocos de construção dos músculos. O zinco também participa da função imunológica, que pode ser suprimida após exercícios extenuantes.
**Passos práticos para usar:**
1. **Dosagem:** A dosagem ideal varia de pessoa para pessoa, mas geralmente, 500mg a 1g de vitamina C por dia e 15mg a 30mg de zinco por dia são suficientes. É importante consultar um profissional para ajustar a dose.
2. **Quando tomar:** O ideal é tomar a vitamina C e o zinco logo após o treino, para ajudar a combater o estresse oxidativo e iniciar a reconstrução muscular. Você pode combinar com sua refeição pós-treino para melhor absorção.
3. **Alimentação:** Não adianta só suplementar! Consuma alimentos ricos em proteínas (carnes magras, ovos, leguminosas) e carboidratos complexos (batata doce, arroz integral) para fornecer os nutrientes necessários para a recuperação.
4. **Descanso:** O descanso é tão importante quanto a alimentação e a suplementação. Durma de 7 a 8 horas por noite para permitir que seus músculos se recuperem adequadamente.
**Dica final:** A combinação de vitamina C e zinco pode ser potencializada com outros nutrientes, como a glutamina e o BCAA. Consulte um nutricionista para montar um plano de suplementação individualizado e otimizar seus resultados.
Daniel Ribeiro
1 mês, 3 semanas atras
Oi, Maria! Entendo bem sua situação. Eu também sofri bastante com dores musculares no começo. A vitamina C e o zinco são antioxidantes importantes e podem, sim, auxiliar na recuperação. A vitamina C ajuda a combater os radicais livres produzidos durante o exercício, enquanto o zinco participa da síntese proteica, essencial para a reconstrução muscular. Eu tomo 1g de vitamina C e 30mg de zinco por dia, divididos em duas doses (manhã e noite), e sinto que minha recuperação melhorou bastante. Mas, é importante lembrar que eles não fazem milagre sozinhos! Alimentação equilibrada e descanso adequado são fundamentais. Consulte um nutricionista para ajustar a dosagem ideal para você.
Perguntas relacionadas
Creatina dá espinha? Incha ou retém líquido? Dúvida cruel!
2 respostasBCAA serve para alguma coisa ou é dinheiro jogado fora? Dúvida cruel!
3 respostasAshwagandha para treino e hipertrofia: funciona mesmo ou é moda?
4 respostasCreatina e pré treino juntos: Posso tomar no mesmo dia?
4 respostasWhey Protein: Antes ou Depois do Treino? Qual o Melhor Horário?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta