Suplementos
Whey Protein: Antes ou depois do treino, qual o melhor horário?
Camila Rodrigues
3 semanas, 2 dias atras
9 views
Oi, pessoal! Tenho uma dúvida cruel. Comecei a pegar firme na academia há uns 3 meses, estou com uma rotina de treino de musculação 5x na semana, focando em hipertrofia. Uma amiga me indicou tomar whey protein pra ajudar no ganho de massa muscular. Mas aí surgiu a dúvida: qual o melhor horário pra tomar? É melhor tomar whey antes do treino pra dar uma energia extra ou depois pra ajudar na recuperação muscular? Será que faz diferença? Alguém pode me ajudar a entender qual o melhor jeito de usar o whey protein pra ter os melhores resultados?
2 respostas
Melhor resposta
Pedro Oliveira
2 semanas, 6 dias atras
Oi, Camila! Complementando o que a Amanda falou, a ciência mostra que tanto faz! O mais importante é a quantidade total de proteína que você ingere ao longo do dia. Um estudo publicado no *Journal of the International Society of Sports Nutrition* mostrou que o timing da proteína não tem um impacto significativo no ganho de massa muscular ou na força, desde que a ingestão total de proteína seja adequada.
Eu, particularmente, prefiro tomar depois do treino porque sinto que ajuda na recuperação e diminui as dores musculares. Mas isso é mais uma questão de preferência pessoal do que uma regra. Uma dica: experimente os dois horários e veja o que funciona melhor pra você!
**Passos Práticos:**
1. **Calcule sua necessidade diária de proteína:** Em geral, para quem treina musculação, recomenda-se de 1,6 a 2,2 gramas de proteína por quilo de peso corporal.
2. **Divida sua ingestão ao longo do dia:** Tente distribuir suas refeições proteicas ao longo do dia, incluindo o whey.
3. **Experimente o timing:** Teste tomar whey antes e depois do treino para ver o que te dá melhores resultados.
**Dica Final:** Não se esqueça de que o whey protein é um suplemento, não um substituto de refeições. Uma dieta equilibrada e rica em alimentos integrais é fundamental para o sucesso dos seus resultados.
Amanda Gomes
2 semanas, 6 dias atras
Camila, entendo sua dúvida! É super comum essa pergunta. A verdade é que o 'melhor' horário depende um pouco dos seus objetivos e da sua rotina.
**Antes do treino:** Tomar whey protein antes do treino (cerca de 30-60 minutos antes) pode fornecer aminoácidos para os seus músculos durante o exercício, o que pode ajudar a reduzir a degradação muscular e melhorar o desempenho.
**Depois do treino:** Tomar whey protein depois do treino (idealmente, dentro de 30-60 minutos após o treino) ajuda a repor as reservas de glicogênio e fornece aminoácidos para a recuperação muscular, auxiliando na síntese proteica e no crescimento muscular.
Na real, o mais importante é atingir a sua ingestão diária de proteína. Se você já está comendo proteína suficiente ao longo do dia, o timing do whey se torna menos crítico. Mas se você tem dificuldade em atingir suas metas de proteína, o whey pode ser um aliado valioso, e nesses casos, focar no pós-treino pode ser uma boa estratégia.
Perguntas relacionadas
Creatina dá espinha? Incha ou retém líquido? Dúvida cruel!
2 respostasBCAA serve para alguma coisa ou é dinheiro jogado fora? Dúvida cruel!
3 respostasAshwagandha para treino e hipertrofia: funciona mesmo ou é moda?
4 respostasCreatina e pré treino juntos: Posso tomar no mesmo dia?
4 respostasWhey Protein: Antes ou Depois do Treino? Qual o Melhor Horário?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta