Leticia Martins
Suplementos

Whey protein antes ou depois do treino: qual o melhor horário?

Leticia Martins 1 mês, 3 semanas atras 2 views
Oi, pessoal! Sou a Leticia, tenho 28 anos e comecei a pegar firme na academia há uns 6 meses. Estou focada em ganhar massa magra e tenho tomado whey protein para ajudar. Só que surgiu uma dúvida cruel: qual o melhor horário para tomar? Antes ou depois do treino? Vejo opiniões diferentes por todos os lados e fico perdida. Minha rotina é a seguinte: treino no final da tarde, por volta das 18h, e geralmente janto umas 20h. Será que o whey atrapalha se eu tomar muito perto da janta? Ou é melhor tomar antes do treino para ter mais energia? Alguém pode me dar uma luz sobre o assunto?

2 respostas

Melhor resposta
Vinicius Dias
Vinicius Dias 1 semana, 1 dia atras
E aí, Leticia! Beleza? Complementando o que a Julia falou, tem um estudo bem interessante publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition que compara os efeitos do consumo de proteína antes e depois do treino. Os resultados mostraram que a diferença entre os dois horários é mínima, desde que você esteja consumindo proteína suficiente ao longo do dia. Ou seja, o mais importante é garantir que você esteja ingerindo a quantidade adequada de proteína para seus objetivos, independentemente do horário do consumo do whey. A recomendação geral é de 1,6 a 2,2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia, se você busca ganho de massa muscular. Uma dica extra: se você sentir que o whey te deixa muito saciado e atrapalha sua janta, experimente tomar uma dose menor ou diluir em mais água. Outra opção é experimentar outras fontes de proteína, como carne, ovos ou leguminosas.
Julia Santos
Julia Santos 1 semana, 1 dia atras
Oi, Leticia! Entendo sua dúvida, é super comum! A verdade é que não existe uma resposta única e definitiva, pois depende muito dos seus objetivos e da sua rotina. Mas vou te dar algumas dicas que podem te ajudar. Tomar whey protein antes do treino pode ser interessante se você busca ter mais energia e força durante o exercício. O whey fornece aminoácidos que podem ser utilizados como combustível pelo corpo, além de ajudar a preservar a massa muscular durante o treino. Se você optar por essa opção, consuma o whey cerca de 30-60 minutos antes do treino. Já tomar whey protein depois do treino é ideal para ajudar na recuperação muscular. Após o exercício, seus músculos estão mais receptivos aos nutrientes, e o whey protein fornece os aminoácidos necessários para reconstruir as fibras musculares e promover o crescimento. Nesse caso, tome o whey logo após o treino, dentro de 30-60 minutos. No seu caso, como você treina no final da tarde e janta umas 20h, talvez seja mais interessante tomar o whey depois do treino. Assim, você garante que seus músculos recebam os nutrientes necessários para a recuperação logo após o exercício, e ainda terá tempo para digerir o whey antes da janta. Mas o ideal é você testar as duas opções e ver qual funciona melhor para você!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta