Mateus Barbosa
Iniciantes

Como usar as máquinas da academia sem passar vergonha? 😬

Mateus Barbosa 2 semanas, 1 dia atras 4 views
E aí, galera! Beleza? Comecei na academia tem pouco tempo e tô me sentindo meio perdido. Tem um monte de máquina lá que eu não faço ideia de como usar e fico com medo de fazer errado e me machucar, ou pior, pagar mico na frente de todo mundo! 😂 Alguém tem alguma dica de como aprender a usar as máquinas sem parecer um completo iniciante? Tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentado e queria começar a pegar firme pra melhorar minha saúde e ganhar um pouco de massa muscular. Valeu pela ajuda! Além das máquinas, também me sinto meio inseguro com os pesos livres. Será que é melhor focar só nas máquinas no começo? Qualquer conselho é bem-vindo!

4 respostas

Melhor resposta
Leticia Martins
Leticia Martins 1 semana atras
Oi Mateus! Que bom que você começou a treinar! Para te ajudar, montei um guia simples e completo para você usar as máquinas da academia sem neuras: **1. Peça ajuda:** Não hesite em perguntar aos instrutores da academia. Eles estão lá para isso e te mostrarão como ajustar a máquina, qual a postura correta e como executar o movimento de forma segura. **2. Observe:** Antes de usar uma máquina, observe outras pessoas usando. Veja como elas se posicionam, qual a amplitude do movimento e qual a carga que estão usando. Isso te dará uma ideia de como fazer o exercício. **3. Comece leve:** Use pouca carga no início e foque na execução correta do movimento. É melhor fazer o exercício com a postura certa e menos peso do que colocar muita carga e correr o risco de se machucar. **4. Ajuste a máquina:** Certifique-se de que a máquina está ajustada para o seu corpo. A altura do banco, a distância dos apoios e o posicionamento das mãos devem estar corretos para garantir a segurança e a eficácia do exercício. **5. Execute o movimento lentamente:** Faça o movimento de forma lenta e controlada, concentrando-se nos músculos que estão sendo trabalhados. Evite usar o impulso para levantar o peso, pois isso pode aumentar o risco de lesões. **6. Respire:** Respire corretamente durante o exercício. Inspire ao relaxar o músculo e expire ao contraí-lo. **7. Não tenha medo de errar:** Todo mundo erra no começo. O importante é aprender com os erros e continuar tentando. **8. Consulte um profissional:** Se você tiver alguma dúvida ou sentir alguma dor, procure um profissional de educação física ou um fisioterapeuta. Eles poderão te orientar e te ajudar a treinar de forma segura e eficaz. **Dica Extra:** Uma boa forma de começar é fazer um treino de adaptação com um profissional. Ele vai te ensinar a usar as máquinas corretamente e te dar um treino personalizado para as suas necessidades e objetivos. Além disso, ele vai te ajudar a evitar lesões e a alcançar seus resultados de forma mais rápida e segura. Com essas dicas, você vai poder usar as máquinas da academia com confiança e sem passar vergonha! Lembre-se que o importante é começar e ter consistência. Boa sorte nos seus treinos!
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 1 semana atras
Oi Mateus! Relaxa, todo mundo se sente assim no começo! A melhor dica é: não tenha medo de pedir ajuda! A maioria das academias tem instrutores que estão lá justamente pra te auxiliar. Chega neles, explica que você é novo e pede pra te mostrarem como usar as máquinas corretamente. Eles vão te dar o passo a passo, ajustar a máquina pra você e te dar dicas de postura e execução. Outra coisa que ajuda muito é observar outras pessoas usando as máquinas (discretamente, claro! rs). Veja como elas posicionam o corpo, a amplitude do movimento, a carga que estão usando. Isso pode te dar uma ideia de como fazer o exercício corretamente. Mas lembre-se, cada corpo é diferente, então o ideal é sempre ter a orientação de um profissional. E sobre os pesos livres, não precisa ter medo! Comece com cargas bem leves e foque na técnica. Se você não se sentir seguro, peça ajuda ao instrutor também. Ele pode te mostrar a execução correta dos exercícios e te dar dicas de progressão de carga. O importante é não ter pressa e ir evoluindo aos poucos.
Amanda Gomes
Amanda Gomes 1 semana atras
Mateus, super te entendo! Eu também passei por isso! Uma coisa que me ajudou muito foi procurar vídeos no YouTube sobre o uso das máquinas. Tem vários canais de profissionais de educação física que ensinam o passo a passo de cada exercício, mostram os músculos que estão sendo trabalhados e dão dicas de postura. Mas atenção: sempre procure canais confiáveis e siga as orientações de um profissional, ok? Outra dica é: comece com pouca carga e foque na execução correta do movimento. É melhor fazer o exercício com a postura certa e menos peso do que colocar muita carga e correr o risco de se machucar. E não se preocupe em parecer fraco! Todo mundo começa de algum lugar. O importante é ter consistência e ir evoluindo aos poucos. Uma dica extra: experimente fazer aulas em grupo! Muitas academias oferecem aulas de musculação ou treinamento funcional que usam as máquinas e os pesos livres. É uma ótima maneira de aprender a usar os equipamentos com a supervisão de um professor e ainda fazer amizade com outras pessoas. Boa sorte!
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 1 semana atras
Fala Mateus! Complementando o que a galera já falou, uma dica que me ajudou MUITO no começo foi anotar o meu treino! Tipo, qual máquina eu usei, a carga que eu coloquei e quantas repetições eu fiz. Assim, da próxima vez, eu já sabia onde tinha parado e conseguia acompanhar a minha evolução. Outra coisa importante é não ter vergonha de perguntar quantas séries e repetições você tem que fazer. Às vezes, o professor passa o treino meio corrido e a gente fica com dúvida. Não tenha medo de perguntar de novo! É melhor perguntar do que fazer errado. E se você tiver alguma dor durante o exercício, pare imediatamente e peça ajuda ao instrutor. E sobre os pesos livres, se você se sentir inseguro, comece com exercícios mais básicos, como agachamento com barra ou supino com halteres. Mas sempre com a orientação de um profissional, hein? Ele vai te ensinar a técnica correta e te ajudar a evitar lesões. No mais, relaxa e aproveita o treino! O importante é se divertir e cuidar da sua saúde!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta