Iniciantes
Como usar as máquinas da academia sem passar vergonha? Socorro!
Pedro Oliveira
3 meses, 2 semanas atras
8 views
E aí, pessoal! Beleza?
Então, seguinte: comecei na academia essa semana e tô me sentindo um peixe fora d'água total. Tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentado e resolvi que preciso mudar meus hábitos pra ter mais saúde e disposição. O problema é que não sei usar quase nenhuma máquina! Fico olhando pro pessoal, tentando imitar, mas morro de medo de fazer errado, me machucar ou, pior, pagar um mico daqueles! Alguém tem um guia básico ou umas dicas pra iniciantes como eu não passarem tanta vergonha? Tipo, quais máquinas são mais tranquilas pra começar? E como saber o peso certo pra não me lesionar? Qualquer ajuda é bem-vinda!
4 respostas
Melhor resposta
Camila Rodrigues
1 mês, 2 semanas atras
Oi, Pedro! Entendo totalmente sua situação! Para te ajudar a usar as máquinas da academia sem se sentir intimidado, preparei um mini-guia:
**1. Aquecimento:** Antes de qualquer coisa, faça um aquecimento leve de 5-10 minutos. Pode ser na esteira, bicicleta ou elíptico. Isso prepara seus músculos para o esforço e reduz o risco de lesões.
**2. Escolhendo as máquinas:** Comece com máquinas que isolam grupos musculares maiores e são mais fáceis de controlar, como:
* **Leg Press:** Ajuste o assento para que seus joelhos formem um ângulo de 90 graus. Empurre a plataforma com os calcanhares, evitando estender completamente os joelhos.
* **Cadeira Extensora:** Ajuste o apoio da perna para que fique logo acima do tornozelo. Estenda as pernas até ficarem retas, controlando o movimento na volta.
* **Cadeira Flexora:** Deite-se de bruços e ajuste o apoio da perna para que fique logo acima do tornozelo. Flexione as pernas em direção aos glúteos, controlando o movimento na volta.
* **Remada Baixa:** Sente-se com os pés apoiados na plataforma e puxe a barra em direção ao abdômen, mantendo as costas retas.
* **Puxada Alta (Pulley):** Sente-se no banco e puxe a barra em direção ao peito, mantendo as costas retas.
**3. Peso e Repetições:** Comece com um peso leve que permita fazer 12-15 repetições com boa forma. Se conseguir fazer mais de 15 repetições facilmente, aumente o peso gradualmente. Faça 3 séries de cada exercício.
**4. Instrução Profissional:** A melhor maneira de aprender é com a ajuda de um profissional. Agende uma avaliação física e peça ao instrutor para te mostrar como usar cada máquina corretamente. Ele poderá te dar orientações personalizadas e corrigir sua postura.
**5. Não tenha vergonha de perguntar:** Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar aos instrutores ou outros alunos. Todo mundo está lá para se exercitar e melhorar a saúde.
**Dica final:** Grave-se fazendo os exercícios e mostre para um profissional. Assim ele pode te dar um feedback mais preciso sobre sua forma e te ajudar a evitar lesões. Boa sorte!
Ana Silva
1 mês, 2 semanas atras
Pedro, relaxa! É super normal se sentir assim no começo. Todo mundo já passou por isso! Minha dica é: não tenha vergonha de pedir ajuda aos instrutores da academia. Eles estão lá pra isso e vão te mostrar como usar cada máquina corretamente. Além disso, observe bem os outros alunos, mas não tente imitar movimentos sem ter certeza de que está fazendo certo. Comece com pesos leves e aumente gradualmente conforme for ganhando confiança e força. E o mais importante: foque na execução correta do movimento, e não na quantidade de peso. Se sentir dor, pare imediatamente! Pra começar, experimente a cadeira extensora e flexora, o leg press (comece com pouquíssimo peso!), a remada baixa e o supino reto guiado (Smith Machine). São máquinas mais intuitivas e seguras pra iniciantes.
Felipe Araujo
1 mês, 2 semanas atras
Fala, Pedro! Tranquilo? Olha, a Ana já deu ótimas dicas. Complementando, sugiro que você procure vídeos no YouTube sobre como usar as máquinas que te interessam. Existem vários canais de fitness com tutoriais bem explicativos. Além disso, muitos aplicativos de treino oferecem planos personalizados e mostram a execução correta dos exercícios em vídeo. Uma coisa que me ajudou muito foi entender a biomecânica de cada exercício. Assim, você consegue ajustar a máquina corretamente e evitar lesões. Por exemplo, no leg press, preste atenção para não estender demais os joelhos no final do movimento. Na remada baixa, foque em contrair as escápulas e puxar o peso em direção ao abdômen. E, principalmente, não se compare com os outros. Cada um tem seu ritmo e seus objetivos. O importante é ser consistente e progredir gradualmente.
Isabela Moreira
1 mês, 2 semanas atras
Pedro, complementando as dicas da galera, vale a pena lembrar que a internet está cheia de informações erradas sobre como usar as máquinas. Então, fuja de dicas milagrosas e procure fontes confiáveis, como artigos científicos ou sites de profissionais de educação física. Um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* mostrou que a orientação profissional individualizada aumenta significativamente a adesão ao programa de exercícios e reduz o risco de lesões. Além disso, não se preocupe em levantar cargas enormes logo de cara. O importante é fortalecer os músculos e tendões gradualmente. Se sentir qualquer desconforto, procure um fisioterapeuta para avaliar a situação.
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta