Iniciantes
Como usar as máquinas da academia sem passar vergonha? Guia para iniciantes
Gustavo Pereira
1 mês, 1 semana atras
0 views
E aí, pessoal! Beleza? Então, tô começando na academia agora e me sinto meio perdido. Tipo, vejo um monte de máquinas lá, mas não faço a menor ideia de como usar cada uma. Tenho uns 25 anos, trabalho o dia todo sentado e queria começar a me exercitar pra ter mais energia e melhorar a saúde.
O problema é que morro de medo de fazer algo errado, me machucar ou, pior, virar motivo de piada. Alguém pode me dar um help com um guia básico de como usar as principais máquinas da academia, tipo leg press, supino, puxada alta, essas coisas? Qualquer dica é bem-vinda! Queria aprender a usar as máquinas da academia corretamente e com segurança.
2 respostas
Melhor resposta
Mateus Barbosa
3 dias, 10 horas atras
E aí, Gustavo! Complementando o que o Thiago falou, uma coisa que me ajudou muito no começo foi observar as outras pessoas usando as máquinas. Não pra copiar tudo cegamente, claro, mas pra ter uma ideia de como funciona e qual a postura correta.
Outra dica importante é alongar antes e depois do treino. Isso ajuda a prevenir lesões e melhora a flexibilidade. E não se esqueça de beber água durante o treino para se manter hidratado.
Sobre as máquinas em si, além das que o Thiago mencionou, geralmente tem a cadeira extensora (para trabalhar a parte da frente da coxa), a mesa flexora (para a parte de trás da coxa) e a máquina de glúteo (para o bumbum). Todas elas seguem basicamente o mesmo princípio: ajuste a máquina, sente-se corretamente e execute o movimento de forma controlada.
O mais importante é não ter pressa. Comece devagar, aprenda a técnica correta e aumente a carga gradualmente. E lembre-se: o objetivo é se divertir e cuidar da saúde, não se comparar com os outros.
Thiago Almeida
3 dias, 10 horas atras
Fala, Gustavo! Tranquilo, a gente já passou por isso. No começo, é normal se sentir meio perdido na academia. Mas relaxa, com um pouco de informação e prática, você vai pegar o jeito rapidinho.
**Leg Press:** Ajuste o banco para que suas pernas formem um ângulo de 90 graus quando estiver na posição inicial. Empurre a plataforma com os calcanhares e a parte central do pé, estendendo as pernas (mas não travando os joelhos!). Retorne à posição inicial controlando o peso.
**Supino:** Deite-se no banco, com os pés firmes no chão. Segure a barra com as mãos um pouco mais afastadas que a largura dos ombros. Abaixe a barra até o peito e empurre-a de volta para cima. Se for iniciante, peça ajuda para alguém te dar segurança.
**Puxada Alta:** Sente-se na máquina e ajuste a altura do apoio para as coxas. Segure a barra com as mãos mais afastadas que a largura dos ombros. Puxe a barra em direção ao peito, contraindo as costas. Retorne à posição inicial controlando o movimento.
**Dica de ouro:** Não tenha vergonha de pedir ajuda aos instrutores da academia. Eles estão lá para isso! E comece com pesos leves para aprender a técnica correta antes de aumentar a carga. Boa sorte!
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta