Bruna Nascimento
Iniciantes

Como usar as máquinas da academia sem passar vergonha? Socorro!

Bruna Nascimento 2 meses atras 0 views
Gente, sou nova na academia e estou super perdida! Tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentada e resolvi começar a me exercitar pra ter mais energia e tentar perder uns quilinhos. O problema é que fico morrendo de vergonha de usar as máquinas. Não sei como regular, tenho medo de fazer errado e me machucar, ou pior, de pagar mico na frente de todo mundo. Alguém pode me dar umas dicas de como começar a usar as máquinas da academia sem passar vergonha? Existe algum "manual de sobrevivência" para iniciantes?

3 respostas

Melhor resposta
Fernanda Lima
Fernanda Lima 1 dia, 12 horas atras
Bruna, entendo perfeitamente sua ansiedade! Para te ajudar a usar as máquinas da academia sem passar vergonha, preparei um guia prático: **1. Pesquise antes de ir:** Antes de pisar na academia, procure vídeos e artigos sobre as máquinas que te interessam. Entenda o movimento básico e a função de cada uma. Isso te dará mais segurança. **2. Chegue mais cedo no primeiro dia:** Vá uns 15 minutos antes do seu horário e converse com um instrutor. Explique que você é iniciante e gostaria de uma orientação inicial sobre as máquinas principais. Eles geralmente montam um treino básico para você. **3. Ajuste a máquina corretamente:** A maioria das máquinas tem marcações visuais que indicam como ajustá-la para sua altura e tamanho. Não tenha receio de pedir ajuda para ajustar. Um ajuste errado pode causar lesões. **4. Comece com pesos leves:** O foco inicial é aprender a técnica correta. Use cargas baixas e aumente gradualmente conforme se sentir mais confortável e confiante. **5. Concentre-se na sua forma:** Mantenha a postura correta durante todo o exercício. Contraia o abdômen para estabilizar o tronco e evite movimentos bruscos. Se sentir dor, pare imediatamente. **6. Observe e aprenda:** Observe outros alunos utilizando as máquinas, mas não se compare a eles. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e nível de condicionamento. **7. Anote seu progresso:** Anote os pesos que você usa em cada máquina e a quantidade de repetições que consegue fazer. Isso te ajudará a acompanhar sua evolução e a se manter motivada. **8. Não tenha medo de perguntar:** Se tiver dúvidas, não hesite em perguntar aos instrutores ou a outros alunos experientes. A maioria das pessoas está disposta a ajudar. **9. Invista em um personal trainer (opcional):** Se puder, considere contratar um personal trainer por algumas sessões. Ele te ensinará a usar as máquinas corretamente e montará um treino personalizado para seus objetivos. **Dica final:** Lembre-se que todo mundo já foi iniciante um dia. Não se preocupe em parecer perfeita. O importante é se sentir bem e se divertir durante o treino! A consistência é a chave para o sucesso.
Felipe Araujo
Felipe Araujo 1 dia, 12 horas atras
Bruna, super te entendo! Todo mundo passa por isso no começo. O segredo é não ter medo de pedir ajuda. A maioria das academias tem instrutores que estão lá justamente para te orientar. Chega neles e fala que você é nova e precisa de uma ajuda para aprender a usar as máquinas. Eles vão te mostrar como regular, qual a postura correta e qual o peso ideal para você começar. Outra dica é observar as outras pessoas usando as máquinas e tentar imitar (claro, com cuidado para não se machucar). E, o mais importante, não se compare com os outros. Cada um tem seu próprio ritmo. Foque em você e na sua evolução.
Isabela Moreira
Isabela Moreira 1 dia, 12 horas atras
Oi Bruna! Relaxa, é normal se sentir assim no começo. Além das dicas do Felipe (que são ótimas!), eu sugiro que você comece com um treino mais básico e foque em aprender a forma correta dos exercícios antes de se preocupar com o peso. Tipo, pede para o instrutor te mostrar os exercícios básicos em cada máquina (leg press, supino reto, puxada alta, remada baixa, etc.) e faz 3 séries de 10-12 repetições com um peso bem leve, só para pegar o jeito. Uma coisa que me ajudou muito foi pesquisar vídeos no YouTube de profissionais explicando como usar as máquinas. Tem vários canais bons que ensinam a postura correta e evitam lesões. Outra dica é ir em horários mais tranquilos na academia, quando tem menos gente, assim você se sente mais à vontade para experimentar e aprender. E lembre-se: ninguém nasceu sabendo! O importante é começar e persistir.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta