Daniel Ribeiro
Iniciantes

Como usar as máquinas da academia sem passar vergonha? Guia para iniciantes!

Daniel Ribeiro 4 semanas, 1 dia atras 2 views
Pessoal, sou novo na academia e me sinto um pouco perdido. Tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentado e preciso começar a me exercitar para melhorar a saúde e a disposição. O problema é que fico intimidado com as máquinas. Não sei como ajustá-las corretamente, tenho medo de fazer o exercício errado e me machucar, ou pior, de pagar mico na frente de todo mundo. Alguém pode me dar umas dicas de como começar a usar as máquinas da academia sem me sentir tão inseguro? Existe algum guia básico ou vídeos que vocês recomendam? Agradeço qualquer ajuda!

3 respostas

Melhor resposta
Amanda Gomes
Amanda Gomes 5 dias, 12 horas atras
Daniel, sua dúvida é super comum! Para usar as máquinas com segurança e confiança, siga este guia prático: 1. **Peça ajuda profissional:** O instrutor da academia é seu melhor amigo! Marque um horário para que ele te apresente as máquinas e te ensine a execução correta dos exercícios. Ele vai te orientar sobre a postura, amplitude de movimento e ajuste da carga. 2. **Comece leve:** Não se preocupe em levantar muito peso no início. Foque em aprender a técnica correta e em sentir o músculo trabalhando. Use cargas que permitam que você faça 12-15 repetições com boa forma. 3. **Ajuste a máquina corretamente:** Cada máquina é diferente, então preste atenção nas instruções e nos ajustes. Certifique-se de que o banco, encosto e apoios estejam na posição correta para o seu corpo. Uma postura inadequada pode causar lesões. 4. **Concentre-se na técnica:** O movimento deve ser lento e controlado. Evite usar o impulso para levantar o peso. Concentre-se em contrair o músculo que você está trabalhando. Se precisar, peça para o instrutor observar sua execução e te dar feedback. 5. **Respire corretamente:** A respiração é fundamental para o bom desempenho e para evitar tonturas. Expire durante a fase de força do exercício (quando você está levantando o peso) e inspire durante a fase de relaxamento (quando você está voltando à posição inicial). 6. **Não tenha pressa:** Leve o tempo que for necessário para se sentir confortável com cada máquina. Não se compare com os outros alunos e não se preocupe em levantar mais peso do que você consegue. O importante é progredir gradualmente e com segurança. Dica extra: Para se sentir mais confiante, você pode pesquisar vídeos de tutoriais online antes de ir para a academia. Assim, você já terá uma ideia de como usar cada máquina e quais músculos ela trabalha. E lembre-se: o importante é começar e não ter medo de pedir ajuda! Com o tempo, você vai se sentir cada vez mais à vontade na academia.
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 5 dias, 12 horas atras
Daniel, relaxa! Todo mundo passa por isso no começo. O segredo é não ter medo de perguntar. A maioria das academias tem instrutores que estão lá justamente para te ajudar. Chega neles, fala que você é novo e pede para te mostrarem como usar cada máquina. Peça para eles te ensinarem a postura correta e a ajustar a carga. Se você se sentir mais confortável, peça para eles montarem um treino inicial para você, assim você já sabe quais máquinas usar e em qual ordem. Outra dica: observe os outros alunos usando as máquinas. Veja como eles ajustam e fazem o movimento. Mas, lembre-se, cada corpo é diferente, então o que funciona para um pode não funcionar para você. E não se preocupe em parecer bobo! Todo mundo já esteve no seu lugar.
Bruna Nascimento
Bruna Nascimento 5 dias, 12 horas atras
Oi, Daniel! Entendo totalmente sua insegurança. Uma coisa que me ajudou muito foi pesquisar vídeos no YouTube antes de ir para a academia. Tem vários canais que mostram como usar as máquinas passo a passo, com foco em iniciantes. Procura por 'como usar [nome da máquina] iniciante'. Assim, você já chega na academia com uma ideia do que fazer. Outra dica é começar com cargas bem leves. O importante é aprender a técnica correta antes de se preocupar em levantar peso. Foque em sentir o músculo trabalhando e preste atenção na sua postura. Se você sentir dor, pare imediatamente. E, como o Lucas disse, não hesite em pedir ajuda para os instrutores! Eles estão lá para isso. Além disso, muitas academias oferecem aulas de introdução, onde você aprende sobre as máquinas e os exercícios básicos. Vale a pena conferir se a sua academia oferece algo assim.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta