Iniciantes
Como usar as máquinas da academia sem passar vergonha? Medo de errar!
Julia Santos
2 meses atras
10 views
Oi pessoal, tudo bem? Comecei na academia essa semana e tô super insegura. Tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentada e quero começar a me exercitar pra ter mais energia e ganhar um pouco de massa muscular. O problema é que me sinto super perdida com as máquinas! Não sei regular, tenho medo de fazer o movimento errado e me machucar, e fico com vergonha de perguntar pros professores o tempo todo. Alguém tem alguma dica de como aprender a usar as máquinas da academia sem passar vergonha? Tipo, um guia básico ou algo assim? Tem algum jeito de saber se estou fazendo o exercício certo? Qualquer ajuda é bem-vinda!
3 respostas
Melhor resposta
Mateus Barbosa
1 mês, 3 semanas atras
Olá Julia, vou te dar umas dicas mais detalhadas pra você se sentir mais segura e evitar lesões. A chave é entender a biomecânica básica de cada exercício.
**1. Pesquise antes:** Antes de ir para a academia, procure vídeos no YouTube de como usar as máquinas que você pretende usar. Digite o nome da máquina + "tutorial" ou "exercício". Veja vários vídeos diferentes para ter uma ideia clara do movimento correto.
**2. Comece sem peso (ou com o mínimo):** O foco inicial é aprender o movimento correto, não levantar peso. Se a máquina tiver uma opção sem peso, use-a. Se não, coloque a carga mínima possível. Faça o movimento lentamente, concentrando-se em contrair os músculos certos.
**3. Ajuste a máquina corretamente:** Cada máquina tem ajustes para altura, distância e posição. Ajuste a máquina para que ela se adapte ao seu corpo. Se tiver dúvidas, chame um professor. Uma dica: a maioria das máquinas de perna tem ajustes que precisam estar alinhados com o seu joelho.
**4. Peça ajuda, mas seja específica:** Em vez de perguntar "Como usa essa máquina?", diga "Estou tentando fazer o leg press, mas não sei se estou ajustando a altura corretamente e se meus joelhos estão alinhados. Você pode me dar uma olhada?". Isso mostra que você já tentou e só precisa de um ajuste fino.
**5. Grave-se:** Se você se sentir confortável, grave um vídeo de si mesma fazendo o exercício e compare com os vídeos que você assistiu. Isso pode te ajudar a identificar erros de postura ou movimento.
**6. Progressão gradual:** Quando você se sentir confortável com o movimento e a carga, aumente o peso gradualmente. Aumente apenas quando conseguir fazer todas as repetições com boa forma.
**Dica final:** Não se compare com os outros. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e nível de condicionamento físico. Concentre-se em fazer o seu melhor e progredir aos poucos. E lembre-se, a consistência é mais importante que a intensidade, especialmente no começo!
Felipe Araujo
1 mês, 3 semanas atras
Oi Julia! Relaxa, todo mundo passa por isso no começo! A minha dica é: não tenha medo de perguntar. Os professores estão lá para te ajudar. Uma coisa que me ajudou muito foi chegar um pouco antes do meu horário e observar outras pessoas usando as máquinas. Preste atenção na postura, no movimento e na regulagem. Outra dica é: comece com cargas leves. É melhor fazer o movimento correto com pouco peso do que colocar muito peso e fazer errado. E, se você se sentir muito insegura, contrate um personal trainer por algumas aulas. Ele vai te ensinar o básico e te dar mais confiança.
Gustavo Pereira
1 mês, 3 semanas atras
Julia, super te entendo! A maioria das academias oferece um "plano de adaptação" ou "avaliação física" gratuita quando você se inscreve. Agende um desses e aproveite para tirar todas as suas dúvidas com o professor. Ele vai te mostrar como usar cada máquina, ajustar a altura e o peso, e te explicar qual o movimento correto. Além disso, muitos aparelhos têm um QR code que você pode escanear com o celular para ver um vídeo demonstrativo do exercício. Outra coisa importante é prestar atenção ao seu corpo. Se você sentir dor, pare imediatamente. Não se force além do seu limite. E lembre-se: todo mundo começou de algum lugar! Ninguém nasce sabendo usar as máquinas da academia.
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta