Julia Santos
Iniciantes

Dor muscular após o treino: é normal ou sinal de lesão?

Julia Santos 2 meses atras 7 views
Oi, pessoal! Sou a Julia, tenho 25 anos e comecei a pegar firme na academia há umas duas semanas. Tô super animada pra ganhar massa muscular e melhorar meu condicionamento físico. Só que, depois de alguns treinos, principalmente os de perna e glúteo, sinto uma dor muscular bem intensa. Fico me perguntando se essa dor é normal, tipo aquelas dores de quem tá começando, ou se eu tô me machucando e preciso pegar mais leve. Será que alguém pode me dar uma luz? Como saber se é só dor muscular tardia (DOMS) ou algo mais sério? Tem algum jeito de aliviar essa dor e evitar que ela aconteça de novo? Tô meio perdida e não queria me lesionar logo no começo da minha jornada fitness! Agradeço qualquer ajuda!

4 respostas

Melhor resposta
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 1 semana atras
Julia, a dor muscular tardia é super comum, principalmente quando a gente está começando ou quando muda o treino. Mas é importante saber diferenciar essa dor de uma lesão. A DOMS geralmente começa um dia depois do treino, atinge o pico em 48 horas e depois vai diminuindo. A dor da lesão é mais imediata, pode vir acompanhada de inchaço, hematoma, dificuldade de movimentar a área afetada e, em alguns casos, até instabilidade na articulação. **Como aliviar a DOMS (e ajudar na recuperação):** * **Descanso:** Dê tempo para seus músculos se recuperarem. Não precisa ficar parada, mas evite treinar o mesmo grupo muscular até a dor diminuir. * **Alongamento leve:** Alongar suavemente pode ajudar a aliviar a tensão muscular. * **Massagem:** Uma massagem leve pode aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e reduzir a dor. * **Banho quente:** O calor pode ajudar a relaxar os músculos. * **Gelo:** Se a dor for muito intensa, o gelo pode ajudar a reduzir a inflamação. * **Nutrição:** Consuma proteínas para ajudar na reconstrução muscular e carboidratos para repor a energia. Alimentos anti-inflamatórios, como frutas vermelhas e peixes ricos em ômega 3, também podem ajudar. * **Hidratação:** Beba bastante água para manter os músculos hidratados e facilitar a recuperação. **Passos práticos para evitar a DOMS (e as lesões):** 1. **Aquecimento:** Nunca comece o treino sem aquecer os músculos adequadamente. 2. **Progressão gradual:** Aumente a intensidade e o volume do treino gradualmente, para dar tempo para os músculos se adaptarem. 3. **Técnica correta:** Preste atenção na técnica dos exercícios para evitar sobrecarregar as articulações e os músculos. 4. **Descanso:** Dê tempo para seus músculos se recuperarem entre os treinos. **Dica final:** Se a dor for muito forte, persistente ou acompanhada de outros sintomas, procure um médico ou fisioterapeuta. Eles poderão avaliar a situação e indicar o tratamento adequado. Começar devagar e com acompanhamento profissional é sempre a melhor opção!
Ana Silva
Ana Silva 1 semana atras
Oi, Julia! Super normal ter essa dúvida, principalmente no começo. A dor que você está sentindo provavelmente é a DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness), ou dor muscular de início tardio. Ela aparece geralmente entre 24 e 72 horas depois do treino, principalmente quando você faz exercícios novos ou aumenta a intensidade. A dor é causada por microlesões nas fibras musculares, que inflamam e causam desconforto. Pra aliviar, experimente fazer alongamentos leves, massagem e tomar um banho quente. Descanso também é fundamental! Se a dor for muito forte, persistente ou acompanhada de inchaço, aí sim é bom procurar um médico ou fisioterapeuta.
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 1 semana atras
Complementando o que a Ana disse, Julia, presta atenção na diferença entre dor muscular e dor articular. A dor muscular é difusa, no músculo inteiro, e geralmente melhora com o movimento. Já a dor articular é mais localizada, nas articulações (joelho, ombro, etc.), e pode piorar com o movimento. Se for dor articular, é importante procurar um profissional para avaliar. Além disso, hidratação é chave! Beba bastante água antes, durante e depois do treino para ajudar na recuperação muscular. Outra dica é incluir alimentos ricos em proteína na sua dieta, como frango, peixe, ovos e leguminosas, pois a proteína ajuda na reconstrução muscular. E não se esqueça de aquecer bem antes de começar o treino e fazer um alongamento leve no final!
Fernanda Lima
Fernanda Lima 1 semana atras
Oi Julia! Acrescentando um pouco sobre a intensidade do treino, uma revisão sistemática e meta-análise publicada no *Sports Medicine* comprovou que o exercício excêntrico (a fase de alongamento do músculo durante o exercício, tipo quando você abaixa no agachamento) causa mais DOMS que o concêntrico (fase de contração, quando você levanta). Então, se você estiver sentindo muita dor depois de um treino com foco em exercícios excêntricos, saiba que é esperado! Outra dica é experimentar tomar um suplemento de creatina. Alguns estudos indicam que a creatina pode ajudar a reduzir a DOMS e acelerar a recuperação muscular. Mas é sempre bom consultar um nutricionista antes de começar a tomar qualquer suplemento.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta