Iniciantes
Dor muscular depois do treino é normal ou me machuquei? Socorro!
Fernanda Lima
2 meses, 1 semana atras
10 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Comecei a treinar tem umas 2 semanas, seguindo um treino online pra iniciantes. Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentada e tô tentando sair do sedentarismo. Meu objetivo é ganhar um pouco de massa magra e me sentir mais disposta.
Só que tô sentindo muita dor depois dos treinos, principalmente nas pernas e nos braços. Tipo, uma dor que dificulta fazer as coisas no dia seguinte. Isso é normal de quem tá começando ou será que tô fazendo alguma coisa errada e me machucando? Alguém pode me dar uma luz? Tô com medo de estar me lesionando e ter que parar tudo...
4 respostas
Melhor resposta
Daniel Ribeiro
1 mês, 1 semana atras
Oi Fernanda, tudo bem? É importante diferenciar a dor muscular tardia (DOMS) de uma lesão real. A DOMS, como já mencionado, é uma resposta inflamatória natural ao estresse muscular causado pelo exercício, especialmente quando novo ou intenso. Estudos demonstram que a DOMS geralmente atinge o pico entre 24 e 72 horas após o exercício e diminui gradualmente.
Uma lesão, por outro lado, geralmente envolve dor aguda e imediata, muitas vezes acompanhada de inchaço, hematomas, ou limitação da amplitude de movimento. Se você suspeitar de uma lesão, é crucial procurar avaliação médica.
Para minimizar a DOMS, considere as seguintes estratégias com base em evidências científicas:
1. **Aquecimento Adequado:** Prepare os músculos para o exercício com um aquecimento dinâmico.
2. **Resfriamento Ativo:** Após o exercício, faça um resfriamento leve para ajudar a remover metabólitos e reduzir a inflamação.
3. **Nutrição:** Consuma proteínas (20-30g) após o treino para auxiliar na reparação muscular. Considere também a ingestão de carboidratos para repor o glicogênio muscular.
4. **Descanso:** O sono é crucial para a recuperação muscular. Tente dormir de 7-9 horas por noite.
5. **Suplementação:** A suplementação com creatina e beta-alanina pode ajudar na recuperação muscular.
Lembre-se de que a dor muscular é uma parte normal do processo de treinamento, mas é importante saber distinguir entre dor muscular e dor de lesão. Se persistir ou piorar, procure orientação profissional.
Mateus Barbosa
1 mês, 1 semana atras
Oi, Fernanda! Fica tranquila, essa dor que você tá sentindo provavelmente é a famosa dor muscular de início tardio, ou DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness). É super comum em quem tá começando a treinar ou quando a gente muda o treino e usa músculos que não tava acostumado. Essa dor geralmente aparece umas 24-72 horas depois do treino e é causada por microlesões nas fibras musculares.
O que acontece é que o seu corpo ainda não está acostumado com o esforço e precisa de um tempo para se adaptar. O importante é não confundir essa dor com dor de lesão. A dor de lesão geralmente é mais aguda, repentina e vem acompanhada de inchaço ou dificuldade de movimentar a articulação. Se for esse o caso, procure um médico ou fisioterapeuta.
Pra aliviar a dor, você pode fazer alongamentos leves, tomar um banho quente, massagear a região dolorida e, principalmente, descansar! E não precisa parar de treinar, só diminua a intensidade e foque em movimentos leves pra ajudar na recuperação. Com o tempo, seu corpo vai se adaptar e a dor vai diminuir.
Bruna Nascimento
1 mês, 1 semana atras
Oi, Fer! Concordo com o Mateus, provavelmente é DOMS. Mas além do que ele falou, queria adicionar algumas dicas que me ajudaram muito quando comecei:
* **Aquecimento:** Não pule o aquecimento! Ele prepara seus músculos para o exercício e diminui o risco de lesões.
* **Progressão gradual:** Não queira levantar o peso máximo logo de cara. Aumente a carga aos poucos, conforme você for se sentindo mais forte.
* **Alimentação:** Uma alimentação rica em proteínas e carboidratos ajuda na recuperação muscular. Tente comer algo com proteína logo após o treino.
* **Hidratação:** Beba bastante água antes, durante e depois do treino. A hidratação é fundamental para evitar cãibras e melhorar a recuperação.
* **Descanso:** Respeite os dias de descanso. Seus músculos precisam de tempo para se recuperar e crescer.
E uma dica extra: experimente fazer um rolo de espuma (foam roller) nas áreas doloridas. Ajuda a relaxar a musculatura e aliviar a dor. Se a dor persistir ou piorar, procure um profissional de educação física ou fisioterapeuta para avaliar o caso.
Maria Costa
1 mês, 1 semana atras
Oi Fernanda! Eu também passei por isso quando comecei a treinar. Uma coisa que me ajudou muito foi ajustar a intensidade do treino. Comecei com pesos bem leves e fui aumentando aos poucos. Outra coisa importante é prestar atenção na execução dos exercícios. Se você estiver fazendo o movimento errado, pode sobrecarregar os músculos e causar lesões.
Eu também comecei a fazer liberação miofascial com bolinha de tênis nos dias de descanso. É só colocar a bolinha no músculo dolorido e fazer movimentos circulares. Ajuda a relaxar a musculatura e diminuir a dor. E não se esqueça de alongar bem depois do treino! Segue firme!
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta