Thiago Almeida
Iniciantes

Qual a frequência ideal na academia para iniciantes? Preciso ir todo dia?

Thiago Almeida 3 semanas, 2 dias atras 8 views
Pessoal, comecei na academia tem duas semanas e estou meio perdido. Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e quero começar a me exercitar para melhorar a saúde e ganhar um pouco de massa muscular. Estou indo na academia de segunda a sexta, mas estou me sentindo muito cansado. Será que preciso mesmo ir todo dia? Qual a frequência ideal para quem está começando? Tenho medo de não ter resultado se diminuir os treinos.

2 respostas

Melhor resposta
Ana Silva
Ana Silva 1 semana, 4 dias atras
Concordo com a Letícia! E adiciono: a intensidade do treino também importa. Se você está indo todo dia e se matando nos exercícios, é natural que se sinta exausto. Diminua a carga e foque na execução correta dos movimentos. O volume de treino (quantas séries e repetições você faz) também influencia na recuperação. Para iniciantes, 2-3 séries por exercício já são suficientes. Além disso, a alimentação e o sono são cruciais. Garanta que está comendo proteínas suficientes para a recuperação muscular e dormindo pelo menos 7-8 horas por noite. Estudos mostram que a falta de sono prejudica a recuperação e o ganho de massa muscular.
Leticia Martins
Leticia Martins 1 semana, 4 dias atras
Thiago, super normal essa dúvida! No começo a gente fica empolgado e quer ir todo dia pra ver resultado logo. Mas, falando sério, descanso é tão importante quanto o treino em si. Para iniciantes, o ideal é começar com 3 vezes por semana, no máximo 4. Assim, seu corpo tem tempo para se recuperar e você evita lesões e o temido overtraining. Foca em treinos de corpo inteiro (full body) nesses dias, trabalhando todos os grupos musculares em cada sessão. Conforme for se adaptando, pode aumentar a frequência gradualmente.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta