Pedro Oliveira
Iniciantes

Qual a frequência ideal para iniciantes na academia? Quantas vezes por semana?

Pedro Oliveira 1 mês, 2 semanas atras 7 views
Olá pessoal! Comecei na academia essa semana e estou super animado, mas também um pouco perdido. Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e quero começar a me exercitar para melhorar minha saúde, ganhar um pouco de massa muscular e perder uns quilinhos. Estou indo todos os dias, mas sinto que estou muito cansado e não sei se estou exagerando. Qual a frequência ideal para quem está começando? Devo ir todo dia, dia sim, dia não? Alguém pode me dar uma luz?

2 respostas

Melhor resposta
Isabela Moreira
Isabela Moreira 2 semanas, 2 dias atras
Oi Pedro! Concordo com o Daniel. Começar com calma é fundamental. A frequência ideal depende muito do seu nível de condicionamento físico e da intensidade dos seus treinos. Mas, de maneira geral, 3 a 4 vezes por semana é um ótimo ponto de partida. Além da frequência, preste atenção na duração dos seus treinos. No início, sessões de 45 a 60 minutos são suficientes. E não se esqueça do aquecimento e alongamento antes e depois do treino, para evitar lesões. Uma dica extra: consulte um profissional de educação física para montar um treino personalizado para você. Ele vai te ajudar a definir a frequência, intensidade e os exercícios mais adequados para os seus objetivos e necessidades.
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 2 semanas, 2 dias atras
Fala Pedro, beleza? Entendo sua animação, é normal no começo querer fazer tudo de uma vez. Mas calma! Para iniciantes, o descanso é tão importante quanto o treino. Ir todos os dias pode te levar ao overtraining, que é quando o corpo não consegue se recuperar e você começa a ter fadiga, dores e até lesões. Minha sugestão é começar com 3 vezes por semana, em dias alternados. Por exemplo, segunda, quarta e sexta. Dê preferência para treinos de corpo inteiro (full body) que trabalham todos os grupos musculares em cada sessão. Isso vai te dar tempo para descansar e se adaptar ao ritmo. Com o tempo, e com a ajuda de um profissional, você pode aumentar a frequência e intensidade dos treinos. Mas no começo, menos é mais!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta