Iniciantes
Preciso de personal trainer ou posso treinar sozinha na academia? Dúvida de iniciante
Patricia Carvalho
2 meses, 3 semanas atras
9 views
Oi, pessoal! Tudo bem?
Sou a Patrícia, tenho 28 anos e estou super motivada para começar a treinar em uma academia perto de casa. Só que surgiu uma dúvida cruel: será que preciso contratar um personal trainer logo de cara, ou consigo montar um treino sozinha e evoluir aos poucos? Meu objetivo principal é emagrecer uns quilinhos e ganhar um pouco de massa muscular, mas confesso que me sinto um pouco perdida com tantas opções de exercícios e aparelhos. Trabalho o dia todo sentada, então queria algo que me desse mais energia e disposição.
Alguém que já passou por isso pode me dar uma luz? Vale a pena investir em um personal no início, ou dá pra aprender a treinar sozinha com segurança? Aceito todas as dicas!
4 respostas
Melhor resposta
Isabela Moreira
1 mês, 2 semanas atras
Oi, Patrícia! Olha, na minha experiência, depende muito do seu nível de conhecimento e disciplina. Se você nunca treinou antes, ou tem pouca experiência, um personal trainer pode fazer toda a diferença. Ele vai te ajudar a definir metas realistas, montar um treino progressivo e te motivar a não desistir. Além disso, ele vai te ensinar a técnica correta dos exercícios, o que é fundamental para evitar lesões.
Por outro lado, se você for uma pessoa autodidata e disciplinada, pode conseguir ótimos resultados treinando sozinha. Existem muitos recursos online, como vídeos, artigos e aplicativos, que podem te ajudar a montar um treino eficaz. O importante é pesquisar bastante, começar com calma e prestar atenção aos sinais do seu corpo. Se sentir dor, pare e procure orientação. Uma dica extra: comece com um treino full body 3x na semana, focando nos principais grupos musculares, e ajuste a dieta para o seu objetivo. Não se esqueça do descanso!
**Passos para começar sozinha com segurança:**
1. **Pesquise:** Encontre vídeos e artigos sobre os exercícios básicos (agachamento, supino, remada, etc.).
2. **Aqueça:** Faça um aquecimento de 5-10 minutos antes de cada treino.
3. **Comece leve:** Use pesos leves e concentre-se na forma correta.
4. **Progrida gradualmente:** Aumente o peso ou a dificuldade dos exercícios aos poucos.
5. **Escute seu corpo:** Pare se sentir dor.
6. **Varie o treino:** Mude os exercícios a cada 4-6 semanas para evitar o platô.
**Dica final:** Se você optar por treinar sozinha, grave-se fazendo os exercícios e compare com vídeos de profissionais. Isso pode te ajudar a identificar erros e corrigir a postura. E não tenha vergonha de pedir ajuda aos professores da academia!
Thiago Almeida
1 mês, 2 semanas atras
Patrícia, super te entendo! Comecei na academia exatamente com essa dúvida. No meu caso, optei por contratar um personal trainer por um mês, só para ter uma base sólida. Ele me ensinou a postura correta dos exercícios, montou um treino personalizado de acordo com meus objetivos e me deu dicas de nutrição. Depois desse primeiro mês, me senti mais confiante para treinar sozinha, mas continuei buscando informações em vídeos e artigos. Acho que vale a pena o investimento inicial para evitar lesões e aprender a treinar da forma correta. Mas se a grana estiver curta, também dá para começar pesquisando bastante e pedindo ajuda aos professores da academia.
Lucas Ferreira
1 mês, 2 semanas atras
Concordo com a Isabela! A disciplina é fundamental. Eu comecei sozinho, mas confesso que no início me sentia meio perdido. Acabei pesquisando demais e fazendo um monte de coisa errada, o que me rendeu algumas dores nas costas. Depois de um tempo, decidi investir em algumas aulas com um personal para corrigir a postura e aprender técnicas mais avançadas. Foi a melhor coisa que fiz! Hoje em dia, continuo treinando sozinho, mas com muito mais segurança e conhecimento.
Vinicius Dias
1 mês, 2 semanas atras
Patrícia, complementar o que os colegas disseram, um estudo publicado no 'Journal of Strength and Conditioning Research' mostrou que iniciantes que treinam com personal trainer apresentam maior adesão ao programa de exercícios e melhores resultados em termos de força e composição corporal do que aqueles que treinam sozinhos. Isso porque o personal trainer oferece suporte individualizado, motivação e feedback constante. Mas, como disseram, se for impossível agora, foque em aprender a técnica correta e progredir aos poucos. O importante é começar!
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta