Iniciantes
Primeira Semana de Academia: O Que Esperar e Como Sobreviver?
Mateus Barbosa
1 mês atras
0 views
E aí, pessoal! Beleza? Tô com uma dúvida que deve ser a de muita gente aqui. Comecei na academia essa semana e tá sendo mais punk do que eu imaginava. Tenho 25 anos, trampo o dia todo sentado e resolvi mudar de vida, sabe? Quero ganhar um pouco de massa muscular e perder essa barriguinha que insiste em aparecer.
Mas a real é que tô todo dolorido, meio perdido nos aparelhos e super cansado. É normal isso na primeira semana? Alguém tem alguma dica de como sobreviver a essa fase inicial e não desistir logo de cara? Tipo, o que comer, como descansar, essas coisas. Valeu!
2 respostas
Melhor resposta
Lucas Ferreira
3 dias, 13 horas atras
E aí, Mateus! Super normal essa sensação! A primeira semana é sempre a mais difícil. Seu corpo tá se adaptando a um esforço que não tava acostumado. A dor muscular tardia (DOMS) que você tá sentindo é resultado de microlesões nas fibras musculares, o que é normal e até necessário para o crescimento muscular.
**Dicas para sobreviver:**
* **Aquecimento e Alongamento:** Nunca pule o aquecimento antes do treino e o alongamento depois. Isso ajuda a preparar os músculos e reduzir o risco de lesões.
* **Progressão Lenta:** Não tente levantar o peso máximo logo de cara. Comece com cargas leves e aumente gradualmente à medida que se sentir mais forte.
* **Descanso Ativo:** Faça atividades leves nos dias de descanso, como caminhadas ou alongamentos. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e acelerar a recuperação.
* **Hidratação:** Beba bastante água ao longo do dia, especialmente antes, durante e depois do treino.
* **Alimentação:** Priorize proteínas para ajudar na recuperação muscular. Coma fontes de proteína como frango, peixe, ovos, feijão, lentilha. Carboidratos complexos (batata doce, arroz integral) te darão energia.
* **Sono:** Durma pelo menos 7-8 horas por noite. O sono é fundamental para a recuperação muscular e o bom funcionamento do organismo.
**Dica extra:** Se a dor for muito intensa, experimente tomar um banho quente ou fazer uma massagem leve nos músculos doloridos. Se persistir, consulte um médico para descartar qualquer lesão mais grave.
Bruna Nascimento
3 dias, 13 horas atras
Oi, Mateus! Pegando o gancho no que o Lucas falou, queria adicionar algumas coisas sobre a alimentação, que é crucial nessa fase. Além de focar na proteína, é importante ter uma ingestão adequada de calorias para sustentar seus treinos e ajudar na recuperação. Se você tá buscando ganhar massa muscular, precisa estar em um leve superávit calórico (consumir um pouco mais calorias do que gasta). Mas cuidado para não exagerar e acabar ganhando muita gordura!
Outra dica importante é não pular refeições, principalmente o café da manhã e o pós-treino. O café da manhã te dá energia para começar o dia, e o pós-treino ajuda a repor o glicogênio muscular e a iniciar o processo de recuperação. Uma boa opção de pós-treino é um shake de proteína com alguma fruta, como banana ou maçã.
E não se esqueça das gorduras boas! Elas são importantes para a produção de hormônios e para a saúde em geral. Inclua fontes de gordura boa na sua dieta, como abacate, castanhas, azeite de oliva e peixes gordos (salmão, atum).
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta