Iniciantes
Primeira semana de academia: o que esperar e como sobreviver?
Ana Silva
3 semanas, 6 dias atras
8 views
Oi pessoal! Finalmente tomei coragem e me matriculei na academia. Estou super animada, mas também um pouco apreensiva. Tenho 28 anos, trabalho sentada o dia todo e meu objetivo principal é sair do sedentarismo, ganhar um pouco de massa muscular e melhorar meu condicionamento físico. Nunca fui muito de me exercitar, então sou totalmente iniciante.
Queria saber o que esperar da primeira semana de academia? Quais os maiores desafios? Tem alguma dica para 'sobreviver' e não desistir logo de cara por causa da dor muscular ou cansaço? Qualquer conselho ou relato de experiência seria muito bem-vindo!
4 respostas
Melhor resposta
Vinicius Dias
1 semana, 6 dias atras
Fala Ana! Show de bola que você começou! Para 'sobreviver' à primeira semana e continuar motivada, sugiro o seguinte:
1. **Defina metas realistas:** Não espere levantar o peso máximo logo de cara ou correr uma maratona. Comece com metas pequenas e alcançáveis, como ir à academia três vezes na semana e fazer 30 minutos de esteira.
2. **Encontre um treino que você goste:** Experimente diferentes modalidades (musculação, funcional, spinning, etc.) até encontrar algo que te motive. Se você não gostar do treino, vai ser difícil manter a disciplina.
3. **Leve um amigo:** Treinar com um amigo pode te ajudar a manter a motivação e tornar a experiência mais divertida.
4. **Prepare-se para a dor:** A dor muscular é inevitável no começo, mas ela vai passar. Use compressas de gelo ou tome um banho quente para aliviar o desconforto. Se a dor for muito forte, consulte um médico ou fisioterapeuta.
5. **Alimente-se bem:** A alimentação é fundamental para a recuperação muscular e para te dar energia para treinar. Consuma proteínas após o treino para ajudar na reconstrução muscular.
6. **Dica extra:** Tire fotos do seu progresso! Ver as mudanças no seu corpo vai te dar um gás extra para continuar.
Pedro Oliveira