Iniciantes
Primeira semana de academia: o que esperar e como sobreviver?
Ana Silva
3 semanas, 6 dias atras
8 views
Oi pessoal! Finalmente tomei coragem e me matriculei na academia. Estou super animada, mas também um pouco apreensiva. Tenho 28 anos, trabalho sentada o dia todo e meu objetivo principal é sair do sedentarismo, ganhar um pouco de massa muscular e melhorar meu condicionamento físico. Nunca fui muito de me exercitar, então sou totalmente iniciante.
Queria saber o que esperar da primeira semana de academia? Quais os maiores desafios? Tem alguma dica para 'sobreviver' e não desistir logo de cara por causa da dor muscular ou cansaço? Qualquer conselho ou relato de experiência seria muito bem-vindo!
4 respostas
Melhor resposta
Vinicius Dias
1 semana, 6 dias atras
Fala Ana! Show de bola que você começou! Para 'sobreviver' à primeira semana e continuar motivada, sugiro o seguinte:
1. **Defina metas realistas:** Não espere levantar o peso máximo logo de cara ou correr uma maratona. Comece com metas pequenas e alcançáveis, como ir à academia três vezes na semana e fazer 30 minutos de esteira.
2. **Encontre um treino que você goste:** Experimente diferentes modalidades (musculação, funcional, spinning, etc.) até encontrar algo que te motive. Se você não gostar do treino, vai ser difícil manter a disciplina.
3. **Leve um amigo:** Treinar com um amigo pode te ajudar a manter a motivação e tornar a experiência mais divertida.
4. **Prepare-se para a dor:** A dor muscular é inevitável no começo, mas ela vai passar. Use compressas de gelo ou tome um banho quente para aliviar o desconforto. Se a dor for muito forte, consulte um médico ou fisioterapeuta.
5. **Alimente-se bem:** A alimentação é fundamental para a recuperação muscular e para te dar energia para treinar. Consuma proteínas após o treino para ajudar na reconstrução muscular.
6. **Dica extra:** Tire fotos do seu progresso! Ver as mudanças no seu corpo vai te dar um gás extra para continuar.
Pedro Oliveira
1 semana, 6 dias atras
Oi Ana, parabéns pela iniciativa! É normal se sentir um pouco perdida no começo. A primeira semana geralmente é de adaptação. Espere sentir bastante dor muscular tardia (DOMS), principalmente nos primeiros dois ou três dias após os treinos. Isso acontece porque seus músculos não estão acostumados com o esforço. Comece leve, não se compare com os outros e peça ajuda aos instrutores da academia para aprender a execução correta dos exercícios.
Não exagere na carga e foque na técnica. É melhor fazer menos repetições com a forma correta do que tentar levantar muito peso e se machucar. Aqueça bem antes de cada treino e alongue depois para ajudar na recuperação. Beba bastante água para evitar cãibras e ajude na recuperação muscular. E o mais importante: não desista! A dor muscular vai diminuir com o tempo e você vai começar a ver resultados logo nas primeiras semanas.
Carlos Mendes
1 semana, 6 dias atras
Olá Ana! Complementando o que os colegas disseram, é importante lembrar que a adaptação na academia é individual. Algumas pessoas sentem mais dores que outras, outras se adaptam mais rápido. O importante é ter paciência e não se cobrar demais. Se possível, procure um profissional de educação física para te orientar e montar um treino adequado para suas necessidades e objetivos. Ele poderá te ajudar a evitar lesões e maximizar seus resultados. Além disso, considere fazer uma avaliação física para acompanhar sua evolução ao longo do tempo. Existem estudos que mostram que a adesão a programas de exercícios é maior quando há acompanhamento profissional.
Patricia Carvalho
1 semana, 6 dias atras
Oi Ana! Super legal que você começou! Uma dica que me ajudou muito no início foi focar em aprender a técnica correta dos exercícios. No começo, eu me preocupava muito em levantar peso e acabava fazendo os exercícios de forma errada, o que me causou algumas dores e até uma pequena lesão. Depois que comecei a prestar mais atenção na técnica e a pedir ajuda aos instrutores, meus resultados melhoraram muito e eu parei de sentir dores. No youtube tem varios canais explicando as tecnicas, mas nada substitui um profissional te olhando ao vivo. Invista em um personal trainer pelo menos no primeiro mes para te ajudar!
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta