Iniciantes
Qual roupa e tênis ideal para treinar na academia? Iniciante aqui!
Lucas Ferreira
1 mês, 4 semanas atras
10 views
E aí, pessoal! Beleza? Comecei na academia essa semana e tô super perdido com a roupa e o tênis. Tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentado e tô tentando mudar meus hábitos pra ter mais saúde e um shape legal. Não quero gastar uma fortuna, mas também não quero comprar coisa que me atrapalhe no treino. Vi tanta opção que fiquei confuso! Qual tipo de tecido é melhor pra não morrer de calor? Preciso de um tênis específico pra musculação ou um de corrida já serve? Me ajudem, por favor!
2 respostas
Melhor resposta
Fernanda Lima
2 semanas, 1 dia atras
Lucas, que legal que você começou a treinar! É um investimento ótimo na sua saúde. Complementando o que a Maria disse, a escolha da roupa e do tênis faz toda a diferença no seu desempenho e na prevenção de lesões.
**Roupa:** Priorize tecidos tecnológicos que absorvem o suor e te mantém seco. Marcas esportivas como Nike, Adidas e Under Armour oferecem ótimas opções, mas existem outras marcas com preços mais acessíveis e boa qualidade. Leggings ou calças de compressão são ótimas para treinos de perna, pois ajudam na circulação e reduzem a fadiga muscular. Para a parte de cima, camisetas ou regatas de tecido leve e respirável são as melhores opções. Evite roupas muito largas, pois podem atrapalhar os movimentos e até enroscar nos equipamentos.
**Tênis:** O tênis é fundamental! Para musculação, você precisa de um tênis estável, com bom suporte para o calcanhar e solado reto ou com pouca elevação. Isso te dará mais segurança para levantar peso e evitar torções. Tênis de corrida geralmente têm muito amortecimento, o que pode ser bom para cardio, mas não é ideal para musculação, pois compromete a estabilidade. Marcas como Metcon da Nike, Nano da Reebok e No Bull são ótimas opções, mas podem ser um pouco caras. Se você estiver com o orçamento apertado, procure por modelos mais básicos de marcas como Olympikus ou Adidas que tenham um solado mais plano e firme.
**Dica extra:** Experimente as roupas e os tênis antes de comprar para garantir o ajuste perfeito. E não se esqueça de lavar as roupas de treino após cada uso para evitar odores e proliferação de bactérias!
Maria Costa
2 semanas, 1 dia atras
Oi, Lucas! Super te entendo, no começo é normal ficar meio perdido. Sobre a roupa, fuja de tecidos que não deixam a pele respirar, tipo algodão puro. Eles encharcam de suor e ficam pesados. O ideal são tecidos sintéticos como poliéster, poliamida ou dry fit. Eles absorvem o suor e secam rapidinho, te deixando mais confortável.
Quanto ao tênis, um de corrida pode até servir no começo, mas o ideal é ter um tênis específico para musculação. Ele precisa ter um bom suporte para o calcanhar e ser estável para evitar lesões, principalmente se você for pegar pesado nos exercícios de perna.
Se você puder investir, procure um tênis com solado reto, porque ele te dá mais estabilidade durante os exercícios. Algumas marcas tem tênis que são focados em treino e costumam ter um bom custo-benefício. E não se esqueça de usar meias de algodão ou de tecido respirável pra evitar bolhas e chulé!
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta