Leticia Martins
Treinos

Aeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor opção?

Leticia Martins 2 meses atras 8 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Estou com uma dúvida cruel e preciso da ajuda de vocês. Comecei a pegar firme na academia há uns 3 meses. Faço musculação para ganhar massa magra, mas também quero dar uma secada na barriga, sabe? Tenho 30 anos, trabalho sentada o dia todo e a minha rotina é bem corrida, então só consigo ir na academia 3 vezes por semana. Minha dúvida é: o que é melhor? Fazer o aeróbico antes ou depois da musculação? Será que fazer antes atrapalha o meu rendimento no treino de força? E depois, será que já estou muito cansada e não consigo dar o meu máximo no aeróbico? Alguém tem alguma dica ou sabe qual é a melhor opção para o meu objetivo? Agradeço muito a ajuda!

3 respostas

Melhor resposta
Maria Costa
Maria Costa 2 semanas, 5 dias atras
Oi, Leticia! Essa é uma pergunta que sempre gera debate, mas vou te dar a minha opinião com base no que aprendi e experimentei. A escolha entre fazer aeróbico antes ou depois da musculação depende muito do seu objetivo principal, do tipo de aeróbico e da intensidade. **Explicação:** * **Aeróbico antes da musculação:** Pode ser interessante se o seu foco for emagrecimento e você quer priorizar a queima de calorias. No entanto, como já falaram, pode comprometer seu desempenho na musculação, principalmente se for um aeróbico longo e intenso. * **Aeróbico depois da musculação:** É a opção mais comum e geralmente recomendada para quem busca hipertrofia. A musculação esgota o glicogênio muscular, o que pode favorecer a queima de gordura durante o aeróbico. Além disso, você já estará aquecida e com a frequência cardíaca elevada, o que pode potencializar os resultados. **Passos Práticos:** 1. **Defina seu objetivo:** Emagrecimento ou hipertrofia? 2. **Escolha o tipo de aeróbico:** Se optar por fazer antes, escolha um aeróbico de baixa intensidade (caminhada leve, bicicleta) para não se cansar demais. 3. **Controle a intensidade:** Monitore sua frequência cardíaca e evite exageros. 4. **Ouça seu corpo:** Preste atenção em como você se sente durante e após o treino. Se perceber que está perdendo rendimento na musculação, ajuste a ordem ou a intensidade do aeróbico. 5. **Varie:** Experimente fazer aeróbico em horários diferentes (manhã, tarde, noite) e observe qual horário te dá mais energia e disposição. **Dica Final:** Uma estratégia que funciona muito bem para mim é fazer HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) depois da musculação. O HIIT é um treino curto (15-20 minutos) e muito eficaz para queimar gordura. Mas atenção, ele é bem intenso e exige um bom condicionamento físico. Se você for iniciante, comece com um aeróbico mais leve e vá aumentando a intensidade gradualmente.
Fernanda Lima
Fernanda Lima 2 semanas, 5 dias atras
Oi, Leticia! Super te entendo, essa dúvida é muito comum! Na minha experiência, fazer aeróbico antes da musculação pode te deixar mais cansada e diminuir sua força no treino, principalmente se for um aeróbico de alta intensidade. Eu costumo fazer depois, mas com um tempo menor, uns 20-30 minutos, só para dar aquela queimada extra. Uma dica é experimentar as duas opções e ver qual funciona melhor para você e para o seu corpo!
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 2 semanas, 5 dias atras
Fala, Leticia! Beleza? Do ponto de vista fisiológico, a ordem dos exercícios pode influenciar sim nos seus resultados. Quando você faz o aeróbico antes, você gasta parte do seu glicogênio muscular, que é a principal fonte de energia para os músculos durante a musculação. Isso pode prejudicar a sua performance e diminuir a sua capacidade de levantar peso. Se o seu objetivo principal é hipertrofia (ganho de massa muscular), o ideal é priorizar a musculação e deixar o aeróbico para o final. Se o seu foco for mais em emagrecimento, você pode até fazer o aeróbico antes, mas com moderação para não comprometer tanto o treino de força. Uma opção interessante é fazer o aeróbico em dias separados da musculação. Assim, você consegue dar o seu máximo em ambos os treinos. Por exemplo, você pode fazer musculação na segunda, quarta e sexta, e aeróbico na terça e quinta.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta