Daniel Ribeiro
Treinos

Aeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?

Daniel Ribeiro 1 mês, 3 semanas atras 0 views
Pessoal, estou com uma dúvida cruel! Tenho 35 anos, trabalho o dia todo sentado e estou tentando encaixar uma rotina de exercícios para perder uns quilinhos e ganhar massa magra. Meu objetivo principal é emagrecer, mas não quero ficar só pele e osso. Consigo ir pra academia umas 4 vezes por semana. Sempre ouvi falar que o aeróbico é importante para queimar calorias, mas também quero fazer musculação para fortalecer o corpo. A questão é: devo fazer o aeróbico antes ou depois do treino de musculação? Qual a ordem ideal para otimizar meus resultados e não me sentir tão exausto a ponto de não render em nenhum dos dois?

2 respostas

Melhor resposta
Amanda Gomes
Amanda Gomes 6 dias, 13 horas atras
Oi, Daniel! Complementando o que o Vinicius falou, existem alguns estudos que mostram que fazer aeróbico antes da musculação pode diminuir a força e a potência muscular, principalmente em exercícios que exigem muita explosão. Isso acontece porque o aeróbico depleta o glicogênio muscular, que é a principal fonte de energia para o treino de força. Outro ponto importante é o tipo de aeróbico. Se você for fazer um HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), que é super eficaz para emagrecimento, o ideal é fazê-lo em dias separados da musculação, ou pelo menos com um intervalo de algumas horas. O HIIT é muito intenso e pode sobrecarregar o seu sistema nervoso central, prejudicando a recuperação muscular. **Minha sugestão:** 1. **Priorize a musculação:** Faça o treino de força com foco na execução correta dos exercícios e na progressão de carga. 2. **Aeróbico depois:** Se optar por fazer aeróbico no mesmo dia, faça depois da musculação, por uns 30-40 minutos em intensidade moderada. 3. **Varie os estímulos:** Alterne os tipos de aeróbico (caminhada, corrida, bicicleta) e os horários para não cair na rotina. 4. **Descanse:** Dê tempo para o seu corpo se recuperar entre os treinos. O descanso é fundamental para o ganho de massa muscular e para a queima de gordura. **Dica extra:** Não se esqueça da alimentação! Uma dieta equilibrada e rica em proteínas é essencial para alcançar seus objetivos. Consulte um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar adequado às suas necessidades.
Vinicius Dias
Vinicius Dias 6 dias, 13 horas atras
Daniel, entendo sua dúvida! É super comum essa pergunta. A resposta não é tão simples quanto parece, porque depende muito do seu objetivo principal. Se o foco é hipertrofia (ganho de massa muscular), o ideal é priorizar a musculação. Fazer aeróbico antes pode te deixar fadigado e prejudicar seu desempenho no treino de força. Por outro lado, se o foco é emagrecimento, um aeróbico leve antes da musculação pode ser interessante para "aquecer" o corpo e aumentar a queima de gordura durante o treino de força. Mas cuidado para não exagerar! O ideal é um aeróbico de baixa intensidade, como uma caminhada leve na esteira por uns 15-20 minutos. Eu, particularmente, prefiro fazer o aeróbico depois da musculação. Sinto que consigo dar o meu máximo no treino de força e depois queimo as calorias extras no aeróbico. Teste as duas opções e veja o que funciona melhor para você!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta