Vinicius Dias
Treinos

Como adaptar o treino na TPM e com falta de energia?

Vinicius Dias 3 dias, 16 horas atras 0 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Tenho 32 anos, sou bem ativa e adoro treinar. Normalmente, faço musculação 4 vezes por semana e um funcional no sábado. Mas, quando a TPM chega, parece que a bateria descarrega completamente! Fico supercansada, sem disposição nenhuma, e a cólica não ajuda em nada. Aí fica difícil manter a rotina normal de treinos. Vocês têm alguma dica de como adaptar o treino nesses dias? Devo pegar mais leve, focar em outra coisa, ou simplesmente descansar? Meu objetivo é não perder o ritmo e, ao mesmo tempo, não me forçar demais. Alguma sugestão?

3 respostas

Melhor resposta
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 1 dia, 14 horas atras
Oi, Vinicius! Passo exatamente pela mesma coisa todo mês. Depois de anos testando, descobri algumas estratégias que funcionam superbem para mim e talvez ajudem você também: * **Reduza a intensidade:** Diminua o peso nos exercícios de musculação em cerca de 30-50%. Se você costuma pegar 20kg no agachamento, tente com 10-14kg. O foco é manter o movimento, não a carga. * **Menos repetições e séries:** Em vez de fazer 3 séries de 12 repetições, experimente 2 séries de 8-10. Menos volume, menos cansaço. * **Priorize exercícios que você gosta:** Sabe aqueles exercícios que te dão prazer e não parecem um fardo? São eles que devem entrar na sua rotina na TPM. Para mim, é dança ou uma aula de spinning leve. * **Alongamento e mobilidade:** Invista em sessões de alongamento e mobilidade para aliviar as tensões musculares e melhorar a circulação. Yoga e Pilates são ótimas opções. * **Não se cobre tanto:** Se um dia você não estiver com a mínima vontade de treinar, tudo bem! Descanse e volte no dia seguinte. O importante é manter a consistência a longo prazo, não se matar na TPM. * **Suplementação:** Consulte um profissional de saúde para verificar se a suplementação com magnésio e vitamina B6 pode te ajudar a aliviar os sintomas da TPM e melhorar a energia. Dica final: Crie uma playlist com músicas animadas e motivadoras para te dar um gás extra nos treinos. Funciona muito comigo!
Isabela Moreira
Isabela Moreira 1 dia, 14 horas atras
Oi, Vinicius! Super te entendo, a TPM pode ser cruel! A melhor coisa é ouvir o seu corpo. Se você está se sentindo muito cansada e com cólica, não se force a fazer um treino pesado. Descanso é fundamental, viu? Nesses dias, eu costumo optar por atividades mais leves, como caminhada, alongamento ou yoga. Elas ajudam a relaxar e aliviar as dores, sem exigir muito esforço físico. Se você insistir em fazer musculação, diminua a carga e o número de repetições. O importante é não se sentir exausta. E não se esqueça de se hidratar bastante e comer alimentos saudáveis para ajudar a repor as energias. 😉
Carlos Mendes
Carlos Mendes 1 dia, 14 horas atras
Fala, Vinicius! Boa pergunta. A TPM afeta muito o desempenho físico, principalmente por causa das alterações hormonais. O estrogênio e a progesterona influenciam a energia e a força muscular. Uma pesquisa publicada no Journal of Strength and Conditioning Research mostrou que mulheres na fase lútea (a fase da TPM) podem ter uma redução na capacidade de força. Então, o ideal é sim, adaptar o treino. Eu sugiro focar em exercícios de baixa intensidade, como aeróbicos leves (caminhada, bicicleta) ou alongamentos. Evite exercícios de alta intensidade e com muito peso. Outra dica é prestar atenção na sua alimentação. Inclua alimentos ricos em magnésio (como folhas verdes escuras, castanhas e abacate) e cálcio (leite e derivados), que podem ajudar a reduzir os sintomas da TPM. E, claro, descanse bastante. O sono é fundamental para a recuperação muscular e para repor as energias. Se os sintomas forem muito fortes, procure um médico ou nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar e de treino específico para essa fase.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta