Amanda Gomes
Treinos

Como aumentar a carga nos exercícios sem me machucar? Dicas!

Amanda Gomes 3 meses, 1 semana atras 8 views
Oi, pessoal! Sou a Amanda, tenho 28 anos e tô levando a musculação mais a sério agora. Faz uns 6 meses que tô treinando regularmente, 3 vezes por semana. Sinto que tô ficando mais forte, mas tô com medo de aumentar a carga nos exercícios e me machucar. Meu objetivo é ganhar massa muscular, principalmente nas pernas e glúteos. Quais são as melhores estratégias para aumentar o peso gradualmente e com segurança? Quais sinais devo observar para saber se estou exagerando? Alguma dica extra para evitar lesões ao aumentar a carga nos treinos?

2 respostas

Melhor resposta
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 1 mês, 3 semanas atras
Fala, Amanda! Beleza? Concordo com a Maria, progressão lenta e técnica impecável são cruciais. Adicionaria algumas coisas baseadas na minha experiência e no que tenho lido. **1. Priorize a Técnica:** Filma seus exercícios! Sério, grave algumas séries e compare com vídeos de atletas e treinadores renomados. Veja se sua postura está correta, se o movimento está fluido e controlado. Ajuste a técnica antes de pensar em aumentar o peso. **2. Use a Escala de Borg:** É uma escala de percepção de esforço. De 6 a 20, onde 6 é repouso e 20 é esforço máximo. Tente manter seus treinos entre 13 e 16 (um pouco cansativo, mas suportável). Se estiver sentindo que o esforço está muito alto (18-20) diminua a carga. **3. Descanso é Fundamental:** Seus músculos crescem durante o descanso, não durante o treino. Garanta 7-8 horas de sono de qualidade por noite. Além disso, não treine o mesmo grupo muscular todos os dias. Dê pelo menos 48 horas de descanso entre os treinos. **4. Nutrição Adequada:** Consuma proteína suficiente (1.6-2.2g por kg de peso corporal) para ajudar na recuperação muscular. Carboidratos são importantes para energia e gorduras saudáveis para a saúde hormonal. **5. Consulte um Profissional:** Se possível, procure um educador físico qualificado para te orientar. Ele poderá avaliar sua técnica, montar um treino personalizado e te ajudar a progredir com segurança. **Dica Extra:** Não compare seu progresso com o dos outros. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e suas próprias limitações. Foque em superar seus próprios limites a cada dia.
Maria Costa
Maria Costa 1 mês, 3 semanas atras
Oi Amanda! Que bom que você está focada em aumentar a carga, isso é essencial para o ganho de massa muscular. Mas, como você disse, a segurança vem em primeiro lugar! A dica número um é: não tenha pressa. A progressão de carga deve ser gradual. Comece aumentando o peso em pequenas quantidades (1-2kg) a cada semana ou a cada duas semanas, dependendo de como você se sente. Preste atenção na sua forma! É muito melhor fazer o exercício com a técnica correta e uma carga menor do que usar um peso muito alto e comprometer a execução. Se você sentir dor, pare imediatamente. Não ignore a dor, ela é um sinal de que algo está errado. Outra dica importante é variar os seus treinos. Não faça sempre os mesmos exercícios com a mesma carga. Varie os ângulos, a velocidade de execução, o número de repetições e as séries. Isso ajuda a evitar o platô e a estimular diferentes grupos musculares. E, por último, não se esqueça do aquecimento e do alongamento. Um bom aquecimento prepara o corpo para o exercício, e o alongamento ajuda a relaxar os músculos e a prevenir lesões.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta