Thiago Almeida
Treinos

Como montar um treino ABC para iniciantes na academia?

Thiago Almeida 1 mês, 3 semanas atras 16 views
Pessoal, comecei na academia tem umas duas semanas e tô meio perdido com tanto treino diferente. Já ouvi falar de treino ABC, mas não sei como montar um legal pra mim que sou iniciante. Tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentado e quero ganhar um pouco de massa muscular, principalmente nas pernas e no peito. Alguém pode me dar uma luz de como organizar um treino ABC básico pra começar? Quais exercícios seriam os mais indicados e quantas séries e repetições devo fazer?

2 respostas

Melhor resposta
Isabela Moreira
Isabela Moreira 3 semanas, 6 dias atras
Thiago, montar um treino ABC é uma ótima opção para iniciantes porque permite focar em grupos musculares específicos em dias diferentes, dando tempo para recuperação. Uma sugestão seria: * **Dia A: Peito, Tríceps e Ombro** * Supino Reto: 3 séries de 8-12 repetições * Supino Inclinado com Halteres: 3 séries de 8-12 repetições * Crucifixo Reto: 3 séries de 10-15 repetições * Tríceps Testa: 3 séries de 10-15 repetições * Tríceps Francês: 3 séries de 10-15 repetições * Elevação Lateral: 3 séries de 12-15 repetições * Desenvolvimento Militar com Halteres: 3 séries de 8-12 repetições * **Dia B: Costas e Bíceps** * Barra Fixa (ou Puxada Alta): 3 séries até a falha * Remada Curvada com Barra: 3 séries de 8-12 repetições * Remada Unilateral com Haltere: 3 séries de 10-15 repetições * Rosca Direta com Barra: 3 séries de 8-12 repetições * Rosca Alternada com Halteres: 3 séries de 10-15 repetições * Rosca Concentrada: 3 séries de 12-15 repetições * **Dia C: Pernas e Abdômen** * Agachamento Livre: 3 séries de 8-12 repetições * Leg Press: 3 séries de 12-15 repetições * Extensora: 3 séries de 15-20 repetições * Flexora: 3 séries de 15-20 repetições * Panturrilha em Pé: 4 séries de 15-20 repetições * Abdominal Supra: 3 séries de 15-20 repetições * Abdominal Oblíquo: 3 séries de 15-20 repetições Lembre-se de ajustar a carga para conseguir completar as repetições dentro da faixa indicada. O descanso entre as séries deve ser de 60 a 90 segundos. E o mais importante: preste atenção na execução correta dos exercícios para evitar lesões! Comece com pesos menores e aumente gradualmente conforme for ganhando força. Não se esqueça do aquecimento antes e alongamento depois do treino.
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 3 semanas, 6 dias atras
Fala, Thiago! Complementando a resposta da Isabela (que já está ótima!), é super importante adaptar o treino ao seu nível e objetivos. Como você está começando, foque na forma correta dos exercícios, mesmo que isso signifique usar menos peso. A progressão de carga (aumentar o peso gradualmente) é fundamental para o ganho de massa muscular a longo prazo. Uma dica extra: além do treino ABC, cuide da sua alimentação! Uma dieta rica em proteínas (carnes, ovos, frango, feijão) é essencial para a construção muscular. Tente consumir cerca de 1.6 a 2.2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia. E não se esqueça dos carboidratos complexos (arroz integral, batata doce, pão integral) para ter energia para os treinos. Consulte um nutricionista para um plano alimentar mais personalizado.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta