Isabela Moreira
Treinos

Como montar um treino ABC para iniciantes na academia?

Isabela Moreira 1 mês, 1 semana atras 4 views
Olá pessoal! Sou a Isabela, tenho 25 anos e estou começando agora na academia. Sempre fui sedentária, mas decidi mudar isso e focar na minha saúde. O problema é que estou totalmente perdida com os treinos. Ouvi falar muito sobre o treino ABC, que parece uma boa opção para iniciantes, mas não sei por onde começar. Alguém poderia me ajudar a montar um treino ABC simples e eficaz para começar a pegar ritmo? Quais exercícios devo incluir em cada dia (A, B e C)? Quantas séries e repetições? E o mais importante, como faço para adaptar o treino ao meu progresso e evitar lesões? Agradeço qualquer ajuda!

2 respostas

Melhor resposta
Thiago Almeida
Thiago Almeida 3 semanas, 1 dia atras
E aí, Isabela! Complementando o que o Vinicius falou, é super importante a gente pensar na progressão e na forma correta dos exercícios. Muita gente se machuca no começo por querer pegar peso demais rápido. Comece com cargas leves, focando em aprender a técnica correta de cada movimento. Se precisar, peça ajuda aos instrutores da academia. Além disso, a alimentação é crucial! Se você quer ver resultados, precisa comer bem, com bastante proteína para ajudar na recuperação muscular. E não esqueça de beber bastante água ao longo do dia! Para o ABC, eu sugiro começar com 2 treinos por semana cada grupo muscular, ex: ABC, descanso, ABC, descanso. Agora, para te ajudar a montar o treino, aqui vai uma sugestão mais completa e com progressão: **Semana 1 e 2: Adaptação** * Foco: Aprender a técnica correta dos exercícios e acostumar o corpo com o ritmo. * Carga: Leve a moderada (sentir o músculo trabalhando, mas sem dificuldade excessiva). * Repetições: 12-15 repetições por série. * Descanso: 90 segundos entre as séries. **Semana 3 e 4: Ganho de Força** * Foco: Aumentar a carga gradualmente para estimular o ganho de força. * Carga: Moderada a pesada (sentir o músculo trabalhando com mais intensidade). * Repetições: 8-12 repetições por série. * Descanso: 60-90 segundos entre as séries. **Semana 5 e 6: Hipertrofia** * Foco: Aumentar o volume do treino para promover a hipertrofia (ganho de massa muscular). * Carga: Moderada (manter a intensidade, mas com mais repetições). * Repetições: 10-15 repetições por série. * Descanso: 60 segundos entre as séries. **Dica Final:** Não tenha medo de experimentar! Cada corpo reage de uma forma diferente. O importante é prestar atenção em como você se sente, adaptar o treino de acordo com suas necessidades e, principalmente, ter paciência e consistência. Os resultados vêm com o tempo!
Vinicius Dias
Vinicius Dias 3 semanas, 1 dia atras
Fala, Isabela! Treino ABC é uma ótima pedida para quem está começando. Ele divide o corpo em três grupos musculares, permitindo uma recuperação adequada. Uma sugestão básica para iniciantes seria: * **Dia A (Peito, Tríceps):** * Supino reto: 3 séries de 8-12 repetições * Supino inclinado com halteres: 3 séries de 8-12 repetições * Crucifixo reto: 3 séries de 10-15 repetições * Tríceps testa com barra: 3 séries de 8-12 repetições * Tríceps francês com haltere: 3 séries de 10-15 repetições * **Dia B (Costas, Bíceps):** * Barra fixa (se conseguir, senão puxador alto): 3 séries até a falha * Remada curvada com barra: 3 séries de 8-12 repetições * Remada serrote com haltere: 3 séries de 8-12 repetições * Rosca direta com barra: 3 séries de 8-12 repetições * Rosca alternada com halteres: 3 séries de 10-15 repetições * **Dia C (Pernas, Ombros):** * Agachamento livre: 3 séries de 8-12 repetições * Leg press: 3 séries de 10-15 repetições * Extensora: 3 séries de 12-15 repetições * Flexora: 3 séries de 12-15 repetições * Desenvolvimento militar com barra: 3 séries de 8-12 repetições * Elevação lateral com halteres: 3 séries de 10-15 repetições Lembre-se do aquecimento antes de cada treino e alongamento no final. A progressão de carga é fundamental: aumente o peso gradativamente quando conseguir completar todas as repetições com boa forma. Descanso de 60-90 segundos entre as séries. Consulte um profissional de educação física para ajustar o treino às suas necessidades e objetivos individuais.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta