Thiago Almeida
Treinos

Como saber se meu treino está dando resultado? Dicas!

Thiago Almeida 3 meses, 3 semanas atras 10 views
Fala, pessoal! Tudo bem? Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e comecei a treinar há uns 3 meses para tentar melhorar minha saúde e ganhar um pouco de massa muscular. Estou indo na academia 3 vezes por semana, fazendo musculação com um treino que o instrutor passou. Só que, sinceramente, não sei se estou no caminho certo. Não vejo grandes mudanças no meu corpo e fico meio frustrado. Como vocês fazem para saber se o treino está realmente funcionando? Quais sinais devo procurar? Existe alguma forma de medir isso de maneira mais objetiva além de me pesar na balança? Me ajudem!

2 respostas

Melhor resposta
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 1 mês, 3 semanas atras
Fala, Thiago! Beleza? Complementando o que a Bruna disse, existem algumas formas mais objetivas de avaliar o progresso, mas requerem um pouco mais de dedicação: * **Teste de Repetição Máxima (1RM):** Descubra o peso máximo que você consegue levantar em um exercício específico (ex: supino) para uma repetição. Repita o teste a cada 4-6 semanas para ver se houve aumento na sua força. * **Bioimpedância:** É um exame que mede a composição corporal (massa muscular, gordura corporal, água). É interessante fazer periodicamente para acompanhar as mudanças. * **Avaliação Postural:** Um profissional de educação física pode avaliar sua postura e identificar possíveis desequilíbrios musculares. Com o tempo, o treino correto pode corrigir esses problemas. * **Consistência no Diário de Treino:** Anote todos os exercícios, séries, repetições e pesos que você usa em cada treino. Isso vai te ajudar a acompanhar sua evolução e identificar padrões. Se você estagnou em um exercício, pode ser hora de mudar a estratégia. O mais importante é ter paciência e persistência. Resultados consistentes levam tempo, e é fundamental manter uma rotina de treinos e alimentação saudável a longo prazo.
Bruna Nascimento
Bruna Nascimento 1 mês, 3 semanas atras
Oi, Thiago! Super te entendo, essa ansiedade é comum no começo. A balança é só um dos indicadores, e nem sempre o mais confiável, já que você pode estar ganhando músculo e perdendo gordura ao mesmo tempo. **Alguns sinais de que o treino está dando resultado:** * **Aumento da força:** Consegue levantar mais peso nos exercícios? Isso é um ótimo sinal. * **Melhora na resistência:** Se sente menos cansado durante o treino e nas atividades do dia a dia? * **Mudanças nas medidas:** Tire fotos e use uma fita métrica para acompanhar as mudanças no corpo. Às vezes, as mudanças são sutis no começo, mas as fotos ajudam a perceber. * **Melhora no humor e disposição:** Se você se sente mais animado e com mais energia, é um bom sinal de que o treino está te fazendo bem. * **Qualidade do sono:** Está dormindo melhor? Se você não está vendo nenhum desses sinais, pode ser que precise ajustar o treino, a alimentação ou o descanso. Converse com seu instrutor e procure um nutricionista para te ajudar!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta