Treinos
De quanto em quanto tempo preciso trocar meu treino na academia?
Felipe Araujo
3 semanas, 4 dias atras
6 views
Pessoal, seguinte. Tô indo pra academia há uns 6 meses, faço musculação pra hipertrofia. No começo, senti uma baita diferença, ganhei massa e tal. Mas agora parece que estacionei. Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e vou pra academia 3 vezes por semana. Será que o problema é que eu não mudo o treino há muito tempo? De quanto em quanto tempo vocês costumam mudar os exercícios? Será que trocar o treino com muita frequência prejudica também? Queria dicas e a experiência de vocês.
4 respostas
Melhor resposta
Thiago Almeida
1 semana, 1 dia atras
Felipe, beleza? Então, a questão de trocar o treino é bem individual, mas existem algumas diretrizes que podem te ajudar. Como a Ana disse, 6-8 semanas é um bom ponto de partida. Mas, mais importante do que o tempo, é a percepção do esforço e a resposta do seu corpo. Estudos mostram que a variedade no treino é fundamental para evitar a adaptação muscular e continuar promovendo a hipertrofia. Uma estratégia eficaz é variar não só os exercícios, mas também as técnicas de intensidade, como drop-set, superset, rest-pause, etc. Isso desafia o músculo de maneiras diferentes e estimula o crescimento. Outra dica importante é o descanso! Se você não estiver descansando o suficiente, o músculo não vai se recuperar e crescer. Durma bem, alimente-se adequadamente e, se necessário, faça pausas ativas para otimizar a recuperação.
Ana Silva
1 semana, 1 dia atras
Felipe, super te entendo! É muito comum a gente estagnar depois de um tempo. O corpo se adapta, né? Eu diria que, para hipertrofia, o ideal é trocar o treino a cada 6-8 semanas. Mas isso é um guia, tá? O mais importante é você prestar atenção no seu corpo. Se você sente que os exercícios já não estão desafiadores, ou que você não está sentindo tanto a musculatura trabalhar, pode ser hora de mudar. Experimente variar os exercícios, as séries, as repetições ou até a ordem dos exercícios. Pequenas mudanças já podem fazer uma grande diferença!
Fernanda Lima
1 semana, 1 dia atras
Oi, Felipe! Concordo com a Ana. E acrescento: não precisa necessariamente trocar TODOS os exercícios de uma vez. Você pode ir substituindo gradualmente. Por exemplo, a cada semana, troque um ou dois exercícios de cada grupo muscular. Isso mantém o treino interessante e evita lesões por sobrecarga. Além disso, não se esqueça da progressão de carga! Aumentar o peso (mesmo que pouquinho) é essencial para continuar estimulando o músculo a crescer. Tente aumentar o peso a cada semana ou a cada duas semanas, dependendo de como você está se sentindo. E, claro, procure um profissional de educação física para te orientar de perto. Ele vai saber montar um treino específico para as suas necessidades e objetivos.
Maria Costa
1 semana, 1 dia atras
Oi Felipe, tudo bem? Complementando o que os outros falaram, quero dar uma visão mais prática. Eu, por exemplo, mudo meu treino a cada 4 semanas, porque sinto que depois desse tempo já começo a enjoar um pouco e perco a motivação. Então, pra mim, a mudança serve como um 'choque' pro corpo e pra mente. Mas a dica de ouro é: registre TUDO o que você faz na academia. Anote os pesos, as repetições, as séries, como você se sentiu durante o exercício. Assim, você consegue acompanhar sua evolução e identificar quando é hora de mudar. Outra coisa: não tenha medo de experimentar! Converse com outros colegas da academia, troque ideias, veja o que funciona para eles. Mas, no final das contas, o que importa é você encontrar o que funciona MELHOR para VOCÊ. Uma dica extra: variação de ângulos no mesmo músculo! Por exemplo, se você faz supino reto, experimente o inclinado ou declinado. Isso vai atingir diferentes fibras musculares e dar um estímulo novo.
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta