Treinos
Qual a diferença entre treino de força e hipertrofia na prática? 🤔
Isabela Moreira
2 semanas, 6 dias atras
4 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentada e tô querendo mudar meu estilo de vida. Comecei a ir na academia, mas tô um pouco confusa. Vejo muita gente falando de treino de força e treino de hipertrofia, e parece que são a mesma coisa, mas sinto que tem alguma diferença.
Meu objetivo principal é ganhar massa muscular, sabe? Queria saber se o treino de força vai me ajudar nisso ou se preciso focar em outra coisa. Alguém pode me explicar qual a diferença entre os dois na prática? Tipo, qual tipo de exercício, quantas repetições, essas coisas. Agradeço muito a ajuda!
2 respostas
Melhor resposta
Leticia Martins
6 dias, 14 horas atras
Oi Isabela, tudo bem? Complementando o que o Felipe falou, pensa que o treino de força é como construir as fundações de um prédio, enquanto a hipertrofia é como adicionar os andares. Você precisa de uma base sólida (força) para construir algo maior (músculo).
No treino de força, o foco é no sistema nervoso central, que aprende a recrutar mais fibras musculares simultaneamente. Isso significa que você fica mais eficiente em usar seus músculos para gerar força. Os exercícios são geralmente compostos, como agachamento, levantamento terra e supino, que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo.
Já no treino de hipertrofia, o foco é no músculo em si. Você vai usar técnicas como cadência controlada, pausas no pico da contração e exercícios de isolamento (como rosca bíceps e elevação lateral) para aumentar o tempo sob tensão e o dano muscular. O descanso entre as séries também costuma ser menor, para aumentar o estresse metabólico.
Uma dica prática: se você está começando, foque em construir uma boa base de força com exercícios compostos e cargas progressivas. Depois, adicione exercícios de hipertrofia para dar um estímulo extra para o crescimento muscular. E não esqueça da alimentação! Uma dieta rica em proteínas é fundamental para a construção muscular.
Felipe Araujo
6 dias, 14 horas atras
Oi, Isabela! Entendo sua dúvida, é super comum! Muita gente acha que é tudo a mesma coisa, mas existem algumas diferenças importantes. O treino de força, como o nome diz, foca em aumentar a sua capacidade de levantar pesos maiores. Geralmente, você vai trabalhar com cargas mais altas e menos repetições (tipo 1-5 repetições). O objetivo é recrutar o máximo de fibras musculares para conseguir vencer a resistência.
Já o treino de hipertrofia é mais voltado para o crescimento muscular, ou seja, aumentar o tamanho dos seus músculos. Nesse caso, você vai usar cargas moderadas e um número maior de repetições (geralmente 8-12 repetições). O objetivo é gerar um estresse metabólico maior no músculo, que vai estimular o crescimento.
Na prática, os dois se complementam! O treino de força te dá a base para conseguir levantar pesos maiores no treino de hipertrofia, e o treino de hipertrofia te ajuda a construir mais massa muscular, o que vai te permitir ficar mais forte. Uma dica é você variar os dois tipos de treino na sua rotina para ter melhores resultados!
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta