Treinos
Qual a diferença entre treino de força e hipertrofia na prática?
Felipe Araujo
1 mês atras
0 views
E aí, galera! Beleza? Tenho uma dúvida que tá me corroendo. Tenho 28 anos, tô treinando há uns 6 meses direto e tô querendo entender melhor como montar meu treino. Vejo muita gente falando de treino de força e treino de hipertrofia, mas na prática, qual a diferença? Tipo, se eu quero ganhar massa muscular, preciso focar em hipertrofia, certo? Mas o treino de força atrapalha ou ajuda? E como saber qual tipo de treino fazer em cada dia da semana? Tô meio perdido e queria uma luz de quem manja mais. Valeuu!
3 respostas
Melhor resposta
Carlos Mendes
14 horas, 4 minutos atras
E aí, Felipe! Complementando o que a Camila disse, é importante entender que a hipertrofia é um processo complexo que envolve vários fatores, não só o treino. A nutrição é fundamental! Você precisa consumir proteína suficiente para construir massa muscular (cerca de 1.6-2.2g de proteína por kg de peso corporal por dia). Além disso, o descanso é crucial para a recuperação muscular. Durma bem (7-9 horas por noite) e evite o overtraining. Quanto ao treino em si, uma boa estratégia é periodizar o treino, alternando fases de força e hipertrofia. Por exemplo, você pode fazer 4-6 semanas de treino de força, seguidas de 4-6 semanas de treino de hipertrofia. Isso ajuda a evitar platôs e a manter o corpo sempre desafiado. Outra dica importante é variar os exercícios e as técnicas de treino. Não fique preso aos mesmos exercícios e repetições por muito tempo. Experimente novas variações, como agachamento frontal, supino inclinado e remada cavalinho. E não se esqueça de incluir exercícios isolados para trabalhar músculos específicos, como bíceps e tríceps. Lembre-se também de que o progresso é individual. Não se compare com os outros e foque em superar seus próprios limites a cada treino. Consulte um profissional de educação física para montar um treino personalizado e seguro.
Camila Rodrigues
Fala, Felipe! Entendo sua dúvida, é super comum! Basicamente, o treino de força visa aumentar sua capacidade de levantar pesos maiores, enquanto o treino de hipertrofia foca em aumentar o tamanho dos seus músculos. Mas calma, um não exclui o outro! No treino de força, você geralmente trabalha com cargas mais altas e menos repetições (ex: 3-5 repetições com 85-95% da sua carga máxima). Já no treino de hipertrofia, você usa cargas moderadas e mais repetições (ex: 8-12 repetições com 70-80% da sua carga máxima). O descanso também é diferente: mais longo no treino de força e mais curto no de hipertrofia. No seu caso, que quer ganhar massa, o ideal é combinar os dois! Você pode, por exemplo, ter um dia da semana focado em força (com exercícios como agachamento, supino e levantamento terra), e outros dias focados em hipertrofia (com exercícios variados e técnicas como drop-set e bi-set).
Vinicius Dias
Galera, só pra adicionar um ponto importante: o foco nos dois tipos de treino vai depender muito do seu objetivo a longo prazo. Se você pensa em competir em powerlifting, por exemplo, o treino de força será prioridade. Se o objetivo é puramente estético (tipo, ter um shape legal pra ir pra praia), a hipertrofia vai ser mais importante. Mas, como já falaram, combinar os dois é sempre uma boa pedida pra um desenvolvimento completo. Ah, e não esqueçam do cardio! Ajuda na recuperação, melhora a saúde cardiovascular e ainda queima umas calorias extras, o que é sempre bom!
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta