Treinos
Quantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular?
Ana Silva
1 mês, 3 semanas atras
15 views
Oi pessoal, tudo bem? Tenho 28 anos e tô tentando montar uma rotina de treinos mais organizada. Faço musculação há uns 6 meses, mas sinto que não tô vendo os resultados que gostaria. Meu objetivo principal é hipertrofia, ganhar massa muscular mesmo. Tô meio perdida sobre quantas vezes por semana devo focar em cada grupo muscular para ter o melhor resultado. Alguém pode me dar uma luz sobre isso? Tipo, quantas vezes peito, costas, perna, ombro, bíceps e tríceps? Existe alguma regra geral ou depende muito da pessoa?
2 respostas
Melhor resposta
Gustavo Pereira
1 semana, 4 dias atras
Fala, Ana! Complementando o que o Vinicius falou, a frequência de treino ideal realmente depende muito do seu nível de experiência, intensidade do treino e capacidade de recuperação. Pra quem tá começando, 2 vezes por semana por grupo muscular é um ótimo ponto de partida. Com o tempo, você pode aumentar pra 3 vezes, mas aí é crucial monitorar a recuperação. Uma estratégia interessante é periodizar a frequência, ou seja, em algumas semanas você treina cada grupo 2 vezes, em outras 3 vezes, e assim por diante. Isso ajuda a evitar platôs e mantém o corpo respondendo ao estímulo.
Além disso, não se esqueça da importância do descanso e da nutrição. O músculo cresce no descanso, então dormir bem e ter uma dieta rica em proteínas é fundamental para a hipertrofia. E, claro, procure um profissional de educação física para te orientar e montar um treino personalizado pra você!
Vinicius Dias
1 semana, 4 dias atras
E aí, Ana! Beleza? Entendo sua dúvida. A frequência ideal de treino por grupo muscular varia bastante, mas uma boa média é treinar cada grupo 2 vezes por semana para hipertrofia. Isso permite uma boa recuperação e estímulo muscular. Por exemplo: você pode fazer um treino A (peito e tríceps) e um treino B (costas e bíceps) e repetir eles duas vezes na semana, com um dia de descanso entre os treinos. Pra perna, que exige mais, tenta focar em duas vezes também, dividindo em um treino mais focado em quadríceps e outro em posterior e glúteo. O ombro pode entrar tanto no treino de peito quanto no de costas, ou ter um dia só pra ele. O importante é sentir como seu corpo está reagindo e ajustar conforme necessário.
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta