Isabela Moreira
Treinos

Quantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?

Isabela Moreira 2 meses, 1 semana atras 0 views
Olá pessoal! Tenho 28 anos, sou mulher e estou tentando montar uma rotina de treino mais eficiente para ganhar massa muscular. Atualmente, vou à academia 4 vezes por semana, mas não sei se estou dividindo os grupos musculares da melhor forma. Minha dúvida é: qual a frequência ideal de treino para cada grupo muscular? Devo treinar cada músculo uma vez por semana (full body), duas vezes (divisão ABC) ou mais? O que funciona melhor para hipertrofia, levando em conta que sou iniciante/intermediária e quero otimizar meus resultados? Gostaria de sugestões de divisão de treino e dicas para evitar o overtraining.

2 respostas

Melhor resposta
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 1 mês, 2 semanas atras
Olá Isabela, como vai? Essa é uma pergunta crucial para quem busca hipertrofia! A resposta não é tão simples, pois depende de vários fatores, mas vou te dar uma visão geral baseada em ciência e experiência. **Frequência vs. Volume:** Estudos mostram que a frequência de treino (quantas vezes você atinge um músculo por semana) é tão importante quanto o volume total (quantas séries e repetições você faz no total). Para hipertrofia, a maioria das pesquisas aponta para treinar cada grupo muscular **pelo menos duas vezes por semana**. Isso permite um estímulo frequente e mantém a síntese proteica elevada. **Como aplicar isso na prática:** 1. **Avalie seu nível:** Se você é iniciante, comece com 2 vezes por semana. Se já treina há mais tempo, pode tentar 3 vezes, mas com cuidado. 2. **Divida seu treino:** Existem várias divisões possíveis: * **Full Body:** Treinar todos os grupos musculares em cada treino (3x por semana). Ótimo para iniciantes e para quem tem pouco tempo. * **Upper/Lower:** Dividir o corpo em parte superior e inferior (4x por semana). Boa opção para quem quer um treino mais focado em cada área. * **Push/Pull/Legs:** Treinar músculos de empurrar (peito, ombros, tríceps), puxar (costas, bíceps) e pernas (6x por semana). Mais avançado e exige boa recuperação. 3. **Ajuste o volume:** Se você treina um músculo 2x por semana, pode fazer um volume um pouco maior em cada treino. Se treina 3x, diminua um pouco o volume por treino para não sobrecarregar. 4. **Ouça seu corpo:** O descanso é fundamental! Se sentir dores persistentes, fadiga excessiva ou queda no desempenho, diminua a frequência e o volume. **Exemplo de divisão Upper/Lower (4x por semana):** * **Dia 1: Upper (Superior)** – Peito, Costas, Ombros, Bíceps, Tríceps * **Dia 2: Lower (Inferior)** – Quadríceps, Isquiotibiais, Glúteos, Panturrilhas * **Dia 3: Descanso** * **Dia 4: Upper** – Variações dos exercícios do Dia 1 (ex: supino inclinado em vez de reto) * **Dia 5: Lower** – Variações dos exercícios do Dia 2 (ex: leg press em vez de agachamento) * **Dia 6 e 7: Descanso** **Dica final:** A melhor frequência de treino é aquela que se encaixa na sua rotina, te dá resultados e te permite recuperar adequadamente. Experimente, ajuste e não tenha medo de mudar! E procure um profissional de educação física para te orientar.
Fernanda Lima
Fernanda Lima 1 mês, 2 semanas atras
Oi Isabela! Entendo sua dúvida, é super comum no começo. A frequência ideal de treino para cada grupo muscular depende muito do seu nível de experiência, intensidade do treino e capacidade de recuperação. Para iniciantes, treinar cada grupo muscular 2 vezes por semana (uma divisão ABC) costuma funcionar muito bem. Isso permite estimular o músculo com uma boa frequência sem sobrecarregar demais. Conforme você for ganhando experiência, pode experimentar treinar cada grupo muscular até 3 vezes por semana, mas fique atenta aos sinais de overtraining (fadiga excessiva, dores musculares persistentes, queda no desempenho). Uma divisão de treino popular é: * **Dia 1:** Peito, Tríceps * **Dia 2:** Costas, Bíceps * **Dia 3:** Pernas, Ombros * **Dia 4:** Descanso ou Cardio Repita essa rotina na semana seguinte ou faça uma variação. O importante é dar tempo para o músculo se recuperar entre os treinos. Se sentir que está muito puxado, diminua o volume ou a intensidade. Boa sorte!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta