Treinos
Treinar até a falha muscular é realmente necessário para ter mais resultados?
Amanda Gomes
1 mês, 3 semanas atras
13 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, treino musculação há uns 2 anos e estou buscando hipertrofia. Tenho visto muita gente falando sobre treinar até a falha muscular para realmente ter resultados, mas confesso que tenho dúvidas se isso é essencial mesmo. Às vezes, sinto que chego perto da falha, mas paro antes por medo de me lesionar ou de não conseguir completar a série corretamente. Será que estou perdendo ganhos por não ir até a falha? Existe alguma forma de saber se estou treinando com a intensidade certa sem me machucar? Quais os riscos e benefícios de treinar até a falha?
2 respostas
Melhor resposta
Lucas Ferreira
2 semanas, 2 dias atras
Amanda, complementando o que a Patrícia falou, eu, como personal trainer há 8 anos, sempre digo aos meus alunos que a falha é uma ferramenta, não uma regra! Não precisa ter medo dela, mas também não precisa buscá-la em TODO treino.
Pensa assim: você precisa de diferentes estímulos para o músculo crescer. Se você SEMPRE faz a mesma coisa, o corpo se adapta e o resultado estagna. A falha entra como um estímulo extra, um 'choque' para o músculo. Uma forma de usar a falha de forma inteligente é periodizar. Por exemplo: durante 2-3 semanas, você inclui a falha em algumas séries (nas últimas, como a Patrícia disse, é uma boa). Nas semanas seguintes, diminui a frequência da falha e foca mais em aumentar a carga ou o volume de treino. Isso ajuda a evitar o overtraining e a manter o músculo sempre desafiado.
Outra dica importante é aprender a ouvir o seu corpo. Se você está se sentindo muito cansada, com dores articulares ou musculares persistentes, é sinal de que precisa diminuir o ritmo e descansar mais. Forçar a barra nesses momentos só vai aumentar o risco de lesões e prejudicar seu progresso a longo prazo. Lembre-se que o descanso e a nutrição são tão importantes quanto o treino para a hipertrofia!
**Passos práticos:**
1. **Experimente:** Inclua a falha em algumas séries de exercícios compostos (agachamento, supino, levantamento terra) durante um período limitado (2-3 semanas).
2. **Monitore:** Observe como seu corpo responde a esse tipo de treino. Anote sua fadiga, dores musculares e articulares, e a qualidade do seu sono.
3. **Ajuste:** Com base nas suas observações, ajuste a frequência e o volume de treino com falha. Se estiver se sentindo muito cansada, diminua a intensidade. Se estiver se recuperando bem, pode aumentar um pouco.
**Dica final:** Não se compare com os outros! Cada pessoa tem seu próprio ritmo de progressão. O importante é encontrar o que funciona melhor para você e ser consistente com o seu treino. E não se esqueça de procurar um profissional de educação física para te orientar e montar um treino personalizado para suas necessidades e objetivos.
Patricia Carvalho
2 semanas, 2 dias atras
Amanda, entendo sua dúvida! Treinar até a falha muscular é um tema bem controverso no mundo da musculação. Alguns defendem que é crucial para estimular o máximo de crescimento muscular, enquanto outros acreditam que não é indispensável e pode até aumentar o risco de lesões.
A verdade é que não existe uma resposta única que sirva para todos. A necessidade de treinar até a falha depende de vários fatores, como seu nível de experiência, seus objetivos, sua capacidade de recuperação e até mesmo suas preferências pessoais. Para iniciantes, geralmente não é recomendado ir até a falha em todas as séries, pois o corpo ainda não está adaptado a esse nível de intensidade e o risco de lesões é maior. Já para quem treina há mais tempo e busca maximizar a hipertrofia, treinar até a falha em algumas séries (especialmente nas últimas de cada exercício) pode ser benéfico para recrutar o máximo de fibras musculares e promover um maior estímulo ao crescimento.
No entanto, é importante ter cautela e saber diferenciar a falha muscular real daquela sensação de cansaço ou queimação que sentimos durante o exercício. A falha muscular verdadeira ocorre quando você simplesmente não consegue mais completar uma repetição com a técnica correta, mesmo com esforço máximo. Forçar além desse ponto pode aumentar o risco de lesões e prejudicar sua recuperação. Uma dica é focar na qualidade da execução em cada repetição e, se sentir que está perdendo a forma, interromper a série antes de chegar à falha total. A progressão de carga e a intensidade do treino devem ser priorizadas em relação a sempre buscar a falha em todas as séries.
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta