Daniel Ribeiro
Treinos

Treinar todo dia faz mal? Preciso de descanso?

Daniel Ribeiro 2 semanas, 2 dias atras 0 views
Fala, pessoal! Tenho uma dúvida que tá me corroendo. Comecei a pegar firme na academia há uns 3 meses e tô super motivado pra alcançar meus objetivos. A questão é: será que preciso mesmo descansar? Eu tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e a academia virou meu escape. Tô indo todos os dias, focando em um grupo muscular diferente a cada dia (tipo, segunda peito, terça costas e por aí vai). Sinto que se eu parar, vou perder o ritmo e a motivação. Mas ao mesmo tempo, fico com medo de me lesionar ou de não estar dando tempo pro meu corpo se recuperar direito. Será que tô exagerando? Alguém com mais experiência pode me dar um help? Queria saber se treinar todo dia faz mal ou se tem alguma forma de continuar sem me prejudicar. Meu foco é hipertrofia e ganho de força, e claro, manter a saúde em dia. Aceito dicas de treinos, alimentação e tudo mais!

3 respostas

Melhor resposta
Felipe Araujo
Felipe Araujo 1 dia, 14 horas atras
E aí, Daniel! Complementando o que a galera já falou, vou te dar uma visão um pouco mais técnica. O overtraining acontece quando o volume e a intensidade do treino são maiores do que a capacidade do corpo de se recuperar. Isso leva a um desequilíbrio hormonal, aumento do cortisol (o hormônio do estresse) e diminuição da testosterona, o que prejudica o ganho de massa muscular e aumenta o risco de lesões. Estudos mostram que o ideal é dar um intervalo de pelo menos 48 horas entre os treinos do mesmo grupo muscular para permitir a recuperação completa das fibras musculares. Além disso, a qualidade do sono é fundamental para a produção de hormônios anabólicos, que são responsáveis pelo crescimento muscular. Uma dieta rica em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis também é essencial para fornecer os nutrientes necessários para a recuperação. A suplementação com creatina e BCAA pode ajudar na recuperação muscular e na redução da fadiga. Enfim, o descanso é parte integrante do treino, e não um luxo. Priorize o sono, a alimentação e o descanso ativo para otimizar seus resultados e evitar o overtraining. Para saber se você está precisando de descanso, observe alguns sinais: fadiga excessiva, dores musculares persistentes, diminuição do desempenho, alterações no humor, dificuldade para dormir e perda de apetite. Se você estiver sentindo algum desses sintomas, diminua o ritmo dos treinos e priorize o descanso. Uma dica final: experimente fazer um 'deload' a cada 4-6 semanas de treino intenso. O deload consiste em diminuir o volume e a intensidade dos treinos por uma semana para permitir a recuperação completa do corpo. Isso vai te ajudar a evitar o overtraining e a manter a motivação em alta!
Amanda Gomes
Amanda Gomes 1 dia, 14 horas atras
Oi, Daniel! Entendo super sua motivação, mas já te adianto que descanso é fundamental, sim! Treinar todos os dias sem dar tempo para o corpo se recuperar pode te levar ao overtraining, que é quando o corpo não consegue se recuperar do estresse do treino. Isso pode causar fadiga, diminuição do desempenho, aumento do risco de lesões, irritabilidade e até problemas de sono. O ideal é dar um descanso de pelo menos um dia entre os treinos de cada grupo muscular. Por exemplo, se você treinou peito na segunda, só treine peito de novo na quarta ou quinta. Nesses dias de descanso, você pode fazer atividades leves, como caminhada ou alongamento, ou até mesmo um treino de mobilidade. Além disso, a alimentação e o sono são cruciais para a recuperação muscular. Certifique-se de estar consumindo proteína suficiente para reparar os músculos e de estar dormindo pelo menos 7-8 horas por noite. Experimenta mudar sua rotina e observa como seu corpo reage. Menos pode ser mais!
Fernanda Lima
Fernanda Lima 1 dia, 14 horas atras
Daniel, concordo com a Amanda! Descanso é tão importante quanto o treino. Pensa assim: é durante o descanso que seus músculos se recuperam e crescem. Se você não dá tempo para isso acontecer, você não vai ver os resultados que espera. Além do descanso entre os treinos de cada grupo muscular, é importante tirar pelo menos um dia de descanso total na semana. Nesse dia, faça algo que te relaxe e te ajude a recarregar as energias. Uma massagem, um passeio na natureza, um bom livro... o que te fizer bem! E outra coisa: presta atenção nos sinais do seu corpo. Se você estiver se sentindo constantemente cansado, dolorido ou sem motivação, é sinal de que você precisa descansar mais. Não tenha medo de diminuir o ritmo ou até mesmo tirar alguns dias de folga. Sua saúde e seu bem-estar são mais importantes do que qualquer objetivo estético.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta