Thiago Almeida
Treinos

Treino ABCD ou ABC para hipertrofia feminina: qual o melhor?

Thiago Almeida 2 meses, 1 semana atras 0 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, sou mulher, e malho há uns 2 anos, focada em hipertrofia. Ultimamente, tenho visto muita discussão sobre qual tipo de treino é mais eficiente para mulheres que buscam ganho de massa muscular: o treino ABCD ou o ABC. No ABCD, cada dia da semana focamos em um grupo muscular principal (ex: A - pernas, B - costas, C - peito/triceps, D - ombro/bíceps). Já no ABC, dividimos em 3 treinos (ex: A - perna/ombro, B - costas/bíceps, C - peito/tríceps). Qual a melhor opção para otimizar o crescimento muscular feminino, considerando que consigo treinar de 4 a 5 vezes por semana? Alguém tem experiência com os dois e pode compartilhar os resultados?

4 respostas

Melhor resposta
Ana Silva
Ana Silva 1 mês, 1 semana atras
Oi, Thiago! Para decidir entre ABCD e ABC, precisamos considerar alguns fatores. O ABCD é ótimo para quem precisa focar em grupos musculares específicos e tem uma boa capacidade de recuperação, geralmente quem já treina há mais tempo e tem uma dieta bem ajustada. O ABC, por outro lado, permite uma frequência maior de estímulo, o que pode ser mais interessante para iniciantes ou para quem tem dificuldade em se recuperar completamente após um treino intenso. Para mulheres, o ABC pode ser uma boa opção por permitir treinar cada grupo muscular cerca de duas vezes por semana. Isso pode ajudar a otimizar a síntese proteica e, consequentemente, o ganho de massa muscular. Além disso, o ABC é mais fácil de encaixar na rotina, já que você não precisa de tantos dias seguidos para treinar. **Passos práticos para escolher:** 1. **Avalie sua rotina:** Quantos dias você realmente consegue treinar por semana? 2. **Considere seu nível de experiência:** Você é iniciante ou já treina há algum tempo? 3. **Analise sua recuperação:** Você se sente dolorida por muito tempo após os treinos? 4. **Experimente:** Teste os dois modelos de treino por algumas semanas e veja qual te dá os melhores resultados. **Dica final:** Não se prenda apenas ao modelo de treino. O mais importante é a intensidade, o volume e a progressão de carga. Certifique-se de estar se alimentando adequadamente e descansando o suficiente para otimizar seus resultados. E não tenha medo de ajustar o treino de acordo com suas necessidades e preferências!
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 1 mês, 1 semana atras
Oi, Thiago! Na minha experiência, tanto o ABCD quanto o ABC podem funcionar, mas dependem muito da sua rotina e capacidade de recuperação. O ABCD permite um foco maior em cada grupo muscular, ideal se você sente que precisa dar mais atenção a algum ponto específico. No entanto, exige uma recuperação muito boa, pois você só vai trabalhar aquele músculo novamente depois de uma semana. Já o ABC permite uma frequência maior de estímulo, o que pode ser interessante para algumas pessoas. Eu, particularmente, prefiro o ABC, pois sinto que consigo manter a intensidade e ainda dar tempo para o músculo se recuperar. Experimente os dois por algumas semanas e veja qual te dá os melhores resultados e te deixa menos dolorida!
Julia Santos
Julia Santos 1 mês, 1 semana atras
Concordo com a Patrícia! Acho que o ABC é mais adaptável pra maioria das mulheres, principalmente se você não tem tanto tempo pra treinar ou não se recupera tão rápido. No ABC, você consegue estimular cada grupo muscular com mais frequência durante a semana, o que pode ser mais eficiente para a hipertrofia a longo prazo. Uma dica é variar os exercícios e a intensidade em cada treino ABC. Por exemplo, em um treino de pernas, você pode focar em exercícios compostos como agachamento e leg press, e no outro, em exercícios de isolamento como cadeira extensora e flexora. Isso ajuda a recrutar diferentes fibras musculares e evita a fadiga excessiva.
Vinicius Dias
Vinicius Dias 1 mês, 1 semana atras
Na minha visão, o ideal é pensar além do ABCD ou ABC e focar no volume total de treino para cada músculo por semana. Estudos mostram que um volume adequado (número de séries x repetições x carga) é um dos principais fatores para hipertrofia. Tanto o ABCD quanto o ABC podem funcionar se o volume for ajustado corretamente. Por exemplo, se você faz 12 séries para perna no ABCD, tente distribuir essas 12 séries em dois treinos de 6 séries no ABC. O importante é garantir que você esteja estimulando cada músculo de forma eficiente ao longo da semana. Outro ponto importante é a individualidade biológica. Cada pessoa responde de forma diferente aos estímulos, então o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O ideal é procurar um profissional de educação física para te ajudar a montar um treino personalizado e monitorar seus resultados.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta