Treinos
Treino ABCD ou ABC para hipertrofia feminina: Qual o melhor?
Felipe Araujo
1 mês, 1 semana atras
0 views
E aí, galera! Beleza? Tô com uma dúvida cruel aqui e preciso da ajuda de vocês. Tenho 28 anos, tô treinando há uns 6 meses direto e quero focar em ganhar massa muscular, principalmente nas pernas e glúteos. Minha rotina é meio corrida, trabalho o dia todo e consigo ir pra academia umas 4 vezes por semana.
Andei pesquisando sobre divisão de treino e vi que muita gente fala bem do treino ABC e do ABCD. Mas qual deles seria o ideal pra mim, que sou mulher e quero hipertrofia? Será que o ABC não é muito pouco e o ABCD muito puxado? Quais os prós e contras de cada um para o corpo feminino? Me ajudem a escolher o melhor pra alcançar meus objetivos!
4 respostas
Melhor resposta
Bruna Nascimento
6 dias, 10 horas atras
Felipe, concordo com a Amanda! Pra mulherada, o ABCD pode ser uma boa, MAS tem que prestar atenção na intensidade e no descanso. Eu mesma já fiz os dois. No ABC, sentia que não dava tempo de 'matar' o músculo direito, sabe? Já no ABCD, consegui focar mais, senti mais pump e vi mais resultado. A minha divisão era:
A - Pernas (ênfase em quadríceps)
B - Glúteos e posteriores
C - Costas e bíceps
D - Peito, ombro e tríceps
Só que no começo, peguei pesado demais e fiquei super dolorida, demorava muito pra recuperar. Então, a dica é: comece com calma, aumente o peso e o volume gradualmente e não esqueça do descanso e da alimentação! Se sentir que não tá dando conta, volta pro ABC e tenta de novo o ABCD mais pra frente.
Amanda Gomes
6 dias, 10 horas atras
Oi, Felipe! Entendo sua dúvida, é super comum essa indecisão no começo. Ambos os treinos, ABC e ABCD, podem ser eficazes para hipertrofia, mas a escolha vai depender do seu nível de experiência, tempo disponível e capacidade de recuperação. O ABC geralmente é recomendado para iniciantes ou quem tem menos tempo, pois você trabalha cada grupo muscular 2 vezes por semana. Já o ABCD permite um foco maior em cada músculo, com mais volume e intensidade, ideal para quem já tem uma base e consegue se recuperar bem. Para mulheres, o ABCD pode ser ótimo para dar aquele foco nos glúteos e pernas que a gente tanto quer, mas exige mais tempo e disciplina.
Leticia Martins
6 dias, 10 horas atras
Olá, Felipe! Complementando o que as meninas já falaram, é importante lembrar que não existe uma fórmula mágica. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* mostrou que a frequência de treino (quantas vezes você treina um músculo por semana) e o volume (número de séries e repetições) são fatores cruciais para a hipertrofia. Então, tanto o ABC quanto o ABCD podem funcionar, desde que você ajuste o volume e a intensidade de acordo com a sua capacidade. Se você está começando agora, talvez seja melhor começar com o ABC e, com o tempo, migrar para o ABCD se sentir que precisa de mais estímulo. O mais importante é escutar o seu corpo e ajustar o treino de acordo com a sua resposta.
Gustavo Pereira
6 dias, 10 horas atras
E aí, Felipe! Seguinte, como profissional da área, digo que a individualidade é chave. Ambos os modelos são válidos, mas com direcionamentos diferentes. Se o foco é hipertrofia feminina com a rotina que você descreveu, eu te indicaria inicialmente um ABC com variações de estímulo e intensidade. Por exemplo:
* **Dia A:** Foco em membros inferiores (quadríceps e panturrilha) com exercícios multiarticulares e um volume moderado a alto.
* **Dia B:** Ênfase em glúteos e posteriores (isquiotibiais), usando técnicas de intensidade como drop-set e bi-set.
* **Dia C:** Superior completo (peito, costas, ombros e braços) com foco em progressão de carga.
A grande sacada é ajustar a intensidade (carga) e o volume (séries e repetições) de acordo com o seu nível de condicionamento físico e objetivo. Monitore o descanso e a alimentação, pois são cruciais para a recuperação e o crescimento muscular. Uma dica extra: varia os exercícios periodicamente para evitar platôs e continuar desafiando seus músculos!
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta