Daniel Ribeiro
Treinos

Treino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?

Daniel Ribeiro 2 meses, 2 semanas atras 9 views
Olá pessoal, tudo bem? Tenho uma dúvida que está me corroendo! Tenho 30 anos, trabalho o dia todo sentado em frente ao computador e estou tentando encaixar uma rotina de exercícios físicos para melhorar minha saúde e ter mais energia. O problema é que, com a correria do dia a dia, só consigo pensar em treinar de manhã, antes do trabalho, ou à noite, depois que termino tudo. Qual horário vocês acham que dá mais resultado? Fico pensando se treinar de manhã não me deixaria muito cansado para o trabalho, e se treinar à noite não atrapalharia meu sono. Alguém aí já passou por isso e pode me dar uma luz? Meu objetivo principal é ganhar massa muscular e perder um pouco de gordura.

2 respostas

Melhor resposta
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 3 semanas, 5 dias atras
Oi Daniel! Que bom que você está buscando se exercitar! Eu sou a Patrícia e sou educadora física. Concordo com o Carlos que o mais importante é treinar, mas existem algumas considerações importantes dependendo do seu objetivo. Para ganho de massa muscular, alguns estudos sugerem que o período da tarde/noite pode ser mais vantajoso, pois os níveis de testosterona e cortisol (hormônio do estresse) estão mais favoráveis. Isso não significa que você não terá resultados treinando de manhã, mas pode ser um fator a mais. Se você optar por treinar de manhã, certifique-se de comer algo leve e rico em carboidratos e proteínas cerca de 30-60 minutos antes do treino, como uma banana com pasta de amendoim ou um shake de proteína. À noite, evite treinos muito intensos perto da hora de dormir e procure fazer um alongamento relaxante para ajudar o corpo a desacelerar. Lembre-se também de ajustar a alimentação de acordo com o horário do treino. O acompanhamento de um profissional de educação física e um nutricionista pode te ajudar a otimizar seus resultados e evitar lesões.
Carlos Mendes
Carlos Mendes 3 semanas, 5 dias atras
Daniel, entendo sua dúvida perfeitamente! Eu sou o Carlos e, na minha experiência, tanto faz o horário, desde que você treine! Mas falando sério, existem algumas diferenças importantes. Treinar de manhã pode te dar um gás extra para o dia, aumentar a sua disposição e até melhorar o seu humor. Só que, para isso, você precisa estar bem alimentado e hidratado, e talvez precise de um aquecimento mais longo, já que o corpo ainda está 'acordando'. Já treinar à noite pode ser uma boa para quem precisa desestressar depois de um dia cheio. Além disso, alguns estudos mostram que a força muscular pode ser um pouco maior nesse período. O ponto negativo é que algumas pessoas sentem dificuldade para dormir depois de treinar à noite, principalmente se o treino for muito intenso. A dica é experimentar os dois horários e ver qual se adapta melhor à sua rotina e ao seu corpo. O mais importante é criar um hábito e ser consistente!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta